Redação Publisher do OBemdito

Patrulha Escolar atende nova ocorrência de aluno portando faca em colégio estadual de Umuarama

A situação foi atendida pelo Batalhão de Patrulha Escola de Umuarama. Um dos alunos acabou ferido no braço

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Patrulha Escolar atende nova ocorrência de aluno portando faca em colégio estadual de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de outubro de 2022 às 14h41 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h50

A Patrulha Escolar atendeu a uma nova ocorrência relacionada a aluno que levou uma faca para agredir outro estudante do Colégio Cívico-Militar Monteiro Lobato, em Umuarama. A situação aconteceu na tarde desta terça-feira (25) e envolveu dois adolescentes matriculados no 6º ano.

A mãe de um estudante da instituição procurou OBemdito e reportou o caso – a mulher pediu para não ser identificada. Ela disse que ouviu relatos que a faca teria sido trazida na manhã do mesmo dia e deixada escondida por um aluno do período matutino, porém a informação não pode ser confirmada. O que se sabe é que no período da tarde, outro estudante obteve a arma branca e a utilizou para agredir a vítima.

A situação foi atendida pelo Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC) de Umuarama por volta das 16h, no período de intervalo dos alunos. Segundo informações do BPEC, a ocorrência envolveu dois alunos de 12 anos, onde um deles acabou ferido no braço. O Conselho Tutelar também foi informado sobre a ocorrência e, ao final, a faca foi entregue na 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.

“O correto é que as famílias vigiem as bolsas dos seus alunos, porque uma faca não se deve levar para a escola, não é um material que é necessário no dia a dia de uma escola”, alertou o Sargento Sérgio, do BPEC de Umuarama. “A família precisa nos ajudar, ajudar a comunidade escolar, e vigiar para que seus filhos não portem esse tipo de objeto que só causa risco no ambiente escolar”, conclui.

É a segunda vez em em menos de uma semana que a Patrulha Escolar é acionada para atender ocorrências desta natureza no mesmo colégio. Na última quarta-feira (19), a equipe foi solicitada após um aluno, vítima de bullying, esconder uma faca na mochila para agredir outro estudante matriculado na instituição.

A reincidência nos casos em tão curto período de tempo gerou uma preocupação tanto para o BPEC quanto para os pais de alunos matriculados no colégio. A mãe que entrou em contato com OBemdito atribuiu o episódio ao resultado da falta de monitoramento durante o período de intervalo dos alunos e à muitas aulas vagas dos alunos.

“O meu filho fala ‘mãe, quase sempre não vai monitor’, ele fala que faltou ou às vezes vai um só para cuidar”, disse, em conversa ao OBemdito. “Meu filho já não está querendo ir hoje por causa disso. Não é mais o colégio que a gente conheceu. Resumindo: está esquisito”, lamenta.

Ainda de acordo com a mãe, uma das medidas imediatas do colégio foi enviar no grupo do WhatsApp com os pais dos alunos um informe com instruções de segurança que os responsáveis devem adotar visando a segurança dos educandos. Na nota, a instituição atribui aos pais a responsabilidade pela checagem da mochila dos alunos e afirma que está empregando esforços para evitar certas situações, confira abaixo:

Em nota, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama confirmou a agressão desta terça-feira no Colégio Cívico-Militar Monteiro Lobato e informou que a instituição tomou todas as medidas cabíveis. Informa também que os pais dos alunos envolvidos foram chamados até o colégio, onde foi lavrada uma ata sobre o acontecido e registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Umuarama.

OBemdito entrou em contato com o colégio para conversar com o diretor, porém não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O canal segue aberto para manifestações.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas