
PC de Umuarama revela novas informações sobre grupo criminoso que manteve caminhoneiros sob cárcere
Os investigadores acreditam que os crimes de agosto e novembro estejam correlacionados


A 7ª Subdivisão de Polícia Civil de Umuarama (SDP) divulgou novas informações a respeito da investigação sobre a armadilha na qual dois caminhoneiros foram atraídos e mantidos de refém após serem dopados em Xambrê, na última sexta-feira (11). De acordo com a PC, há indícios que o crime esteja relacionado com outro, ocorrido em agosto, que aconteceu em Umuarama com as mesmas características.
De acordo com o Delegado de Polícia Civil de Umuarama, Gabriel Menezes, as extremas semelhanças entre os casos – na qual as vítimas eram atraídas através de um aplicativo de fretes, para sofrerem uma emboscada, serem dopados e posteriormente abandonados sem seus respectivos veículos – levanta uma suspeita de que o mesmo grupo esteja por trás do esquema criminoso.
Confira o relato completo do Dr. Gabriel:
Relembre os casos:
CRIME EM AGOSTO
Dois caminhoneiros foram atraídos para uma emboscada e tiveram seus caminhões roubados no dia 30 de agosto, em Umuarama. Segundo informações, eles foram atraídos através de um aplicativo de frete e mantidos sob cárcere privado em um cativeiro por aproximadamente 24 horas.
Eles foram levados para uma casa, onde durante todo o tempo permaneceram com mãos amarradas e os rostos cobertos com um casaco. As vítimas relataram também que foram submetidas a uma substância entorpecente.
Os caminhoneiros contam que ficaram o dia todo sob o poder dos ladrões, que também entraram nas contas bancárias das vítimas e fizeram transferências via pix. A todo momento os caminhoneiros eram ameaçados de morte. Eles foram forçados, inclusive, a ligar para as agências bancários confirmando a movimentação do dinheiro. Pelo menos R$ 13 mil foram roubados.
Por volta das 23h foram levados e deixados com os pés e mãos amarrados em um trecho da estrada Dias, da antiga Farinheira. Somente hoje de manhã, depois de quase 24 horas de horror, conseguiram se soltar e pedir socorro à Polícia Militar.
CRIME EM NOVEMBRO
Uma nova situação de roubo de carretas foi registrada pela Polícia Militar (PM) de Xambrê na tarde de sexta-feira (11). Dois motoristas de cidades diferentes foram atraídos para o município com a falsa proposta de frete, foram rendidos, dopados e tiveram seus veículos levados por criminosos.
As carretas roubadas são uma Scania caminhão trator, cor branca, modelo R124 GA 4×2 NZ 360; e uma Volvo FH 440 6x2t azul. Segundo a PM, pelo menos um dos veículos passou pela ponte Ayrton Senna, em Guaíra, na noite de quinta-feira (10).
Um dos motoristas tem 38 anos e é morador na cidade de Nova Erechim/SC. O outro tem 53 anos e reside em Luiziana, região de Maringá. Os dois foram encontrados por volta das 9h30 desta sexta-feira (11) por uma pessoa que mora nas proximidades do local onde os caminhoneiros foram deixados.
A equipe com ambulância da Secretaria de Saúde de Xambrê encaminhou as vítimas para o pronto atendimento do município. Eles foram avaliados pelo médico e, na sequência, foram transferidos para os hospitais Uopeccan e Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama.