
Clebão dos Pneus é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama
Apenas uma chapa foi inscrita para participar da eleição. A posse será no dia 1º de janeiro de 2023

O vereador Cleber Marcos Nogueira (Progressista), mais conhecido como Clebão dos Pneus, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (15). Apenas uma chapa foi inscrita para participar da eleição.
A nova mesa diretiva, que comandará o Casa no biênio 2023/2024, terá como vice-presidente o vereador João Paulo Maciel (Progressistas), o Sorrisal, Fernando Galmassi na 1ª secretaria e, Cris das Frutas, na 2º secretaria.
“Passamos de gabinete em gabinete convidando e mostrando o propósito de ser presidente desta Casa, mas presidente, não manda sozinho, é um grupo que vai trabalhar em prol da comunidade”, afirmou Clebão.
A chapa foi eleita com sete votos favoráveis, um contra, da vereadora Ana Novais (União Brasil e uma abstenção, do vereador Mateus Barreto (Podemos). O vereador Ednei do Esporte (PSC), não participou da sessão.
Fernando Galmassi, Clebão dos Pneus e Cris das Frutas já faziam parte da mesa diretora anterior. Galmassi era presidente, Cris das Frutas e Clebão dos Pneus ocupavam a vice-presidência e a 1º secretaria, respectivamente.
“Eu vejo como dez vereadores que tem que trabalhar pela comunidade, se você juntar forças você soma e consegue mais recursos para nossa cidade”, finalizou o novo presidente.
Tentativa de reeleição
Em outubro deste ano, mesmo com a maioria de votos, foi rejeitado um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal que possibilitaria a reeleição do presidente da Casa, no entanto, não foi vetada a possibilidade de quem participa da mesa diretora se candidatar em cargos diferentes na mesma legislatura.
Há época, o então presidente e agora 1º secretario, Fernando Galmassi, lamentou não poder concorrer a reeleição. “Para mim era uma possível opção de montar uma chapa, uma vez que fiz um trabalho como presidente. Saio de cabeça erguida, não posso montar uma chapa, mas continuo fazendo o meu trabalho como vereador”, disse.
Posse
A posse da nova mesa diretiva da Câmara está marcada para o 1º de janeiro de 2023 às 10h no plenário do Legislativo.

Sessão tumultuada
Antes da sessão, que escolheu a nova mesa diretora da Câmara, uma outra sessão extraordinária foi realizada para votar diversos projetos de lei, entre eles, o PL 46/2022 que versava sobre a aposentadorias dos servidores públicos municipais vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que havia sido enviado para a Casa em caráter de urgência.
O Projeto previa a reforma da previdência municipal e foi retirado da pauta a pedido do prefeito Hermes Pimentel, após muitos protestos de servidores públicos que lotaram a Câmara para se pocisionarem contra a aprovação. Entre as mudanças previstas estavam o tempo de contribuição para a aposentadoria e também a contribuição dos aposentados com a previdência municipal.