
Polícia Civil apura se há ligação entre jovens que morreram esfaqueados nesta semana em Umuarama
A 7ª Subdivisão de Polícia Civil está conduzindo investigações para apurar a dinâmica dos homicídios ocorridos nesta semana, no município […]


A 7ª Subdivisão de Polícia Civil está conduzindo investigações para apurar a dinâmica dos homicídios ocorridos nesta semana, no município de Umuarama, que tomou a vida dois jovens ambos com golpes de faca. De acordo com as informações repassadas pelo órgão nesta sexta-feira (24), as duas vítimas possuíam registros e anotações policiais, bem como possuíam conexão com atividades ligadas ao tráfico de drogas.
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira no auditório da Delegacia de Umuarama, o Dr. Leonardo Rodrigues Martinez, que é o delegado responsável à frente das investigações, repassou detalhes sobre as vítimas.
Sobre os crimes e as vítimas
O primeiro crime ocorreu no Parque Colina Verde, localizado ao lado do Parque Industrial de Umuarama. O corpo da vítima – identificada como Matheus Dias Alves, de 21 anos – foi encontrado na manhã de segunda-feira (20) por uma pessoa que estava a caminho do trabalho, e acionou as autoridades.
Equipes policiais compareceram ao endereço e encontraram o rapaz morto com golpes de faca no pescoço, tórax e na mão – este último indicando uma possível tentativa de defesa da vítima. Próximo ao corpo também foi encontrado 1 pino de cocaína, 1 porção de maconha e 21 comprimidos.
Durante as investigações, foi apurado que o rapaz tem registros de abordagens pela Polícia Militar (PM) em locais de vendas de drogas, tendo inclusive, no ano de 2020, sido flagrado como passageiro de um veículo com alerta de roubo em Umuarama.
A segunda vítima foi encontrada dois dias depois, na quarta-feira (22) na BR-487, a Estrada Boiadeira, no trecho próximo ao Encruzo dos Goianos, entre os municípios de Umuarama e Maria Helena. Uma pessoa que estava no local encontrou o jovem Cauan Araújo, de 20 anos e morador de Mariluz, com um saco preto na cabeça e o que depois se provou como sendo 6 golpes de faca no pescoço.
O local também foi isolado até a chegada das equipes da perícia e ao fim o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama. De acordo com o Dr. Leonardo, a vítima possuía registro e anotações criminais, sendo inclusive suspeito de ter praticado roubo, bem como circular com pessoas que faziam vendas e consumo de drogas.
Semelhanças entre os crimes
Apesar dos crimes terem acontecido na região de Umuarama, com vítimas jovens e com registro de atividades ligadas ao tráfico de drogas, bem como o curto período de tempo entre os crimes e a causa da morte ter sido por golpes de arma branca – em especial no pescoço -, o Dr. Leonardo explica que neste momento da investigação não há como afirmar se os crimes tenham ligação.
“A gente está em uma fase preliminar de investigação, então hipóteses são ventiladas de todos os lados. É possível, nada é descartado nesse sentido. Mas isso só vai ser possível afirmar com certeza no final da produção dos relatórios de investigação que é feito pelo grupo de diligências especiais daqui de Umuarama”, finalizou, na coletiva.