Redação Publisher do OBemdito

Norospar segue com 100% dos leitos de pediatria ocupados por surto de doenças respiratórias

Grupo mais afetado é de crianças de zero até os 12 anos

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Norospar segue com 100% dos leitos de pediatria ocupados por surto de doenças respiratórias
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de abril de 2023 às 17h30 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 11h15

A ocupação dos leitos de pediatria da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar) segue em 100% nesta quinta-feira (6), incluindo todos os convênios: SUS, planos de saúde ou particular.

Desde o final de março a Norospar está emitindo alertas à população relatando o aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Umuarama e região. O surto de doenças respiratórias está em curso, afetando pessoas de todas as idades, principalmente crianças de zero até os 12 anos.

Em pacientes nessa faixa etária sintomas de resfriado como coriza, tosse e febre tem evoluído rapidamente para crises respiratórias agudas, que exigem atendimento médico imediato.

Nesta quinta OBemdito buscou informações com a assessoria, que explicou que a Norospar estava 100% lotada e nesta manhã havia duas crianças esperando transferência, pois precisavam de UTI.

“Cemil e Norospar com 100% de UTIs lotadas e leitos clínicos do SUS 100% ocupados também. Pacientes clínicos, ou seja, que precisam de enfermaria estão sendo acomodados em leitos particulares. Na Norospar cerca de 40% dos leitos ambulatoriais particulares estão ocupados com SUS”.

O coordenador de Pediatria e Neonatologia da Norospar, Dr. Kelson Ferrarini concedeu entrevista informando sobre a situação no último sábado (1º). Relembre aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas