Redação Publisher do OBemdito

Moradores do Jardim Ipê encontram escorpião amarelo e aranha nos quintais das casas

Moradores do Jardim Ipê entraram em contato com OBemdito para relatar animais peçonhentos que foram encontrados nas residências do bairro. […]

Foto: Colaboração/OBemdito
Moradores do Jardim Ipê encontram escorpião amarelo e aranha nos quintais das casas
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de abril de 2023 às 20h15 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 09h51

Moradores do Jardim Ipê entraram em contato com OBemdito para relatar animais peçonhentos que foram encontrados nas residências do bairro. Além de uma aranha – possivelmente marrom ou tarântula -, eles também relataram um encontro com um escorpião amarelo, que é considerado a espécie peçonhenta que mais mata em todo o Brasil.

O primeiro encontro foi registrado em março por Aline, que mora na rua Silvio Ferreira Sinqueira. Ela disse encontrou o animal no quintal da casa e seu impulso foi de matar o animal imediatamente. “Matei ela e joguei fora”, disse. “Era no sábado à tarde. Não sabia o que fazer e minha cachorra queria pegar ela de toda forma”, explicou.

Aline também disse que vive na casa com um filho de quase três anos, e ela lamenta que a situação de animais peçonhentos no bairro – aliado com a questão do transbordo das fossas – impossibilite que o menino brinque com no quintal. “Tem aí próximo da minha casa uma outra rua onde tinha uma cobra enorme, e outra aranha dessa que apareceu na minha casa apareceu nessa casa também”, relatou.

Além de Aline, Néia também expôs que no dia 11 de abril encontrou um animal perigoso em seu quintal, localizado na rua Osvaldo Cruz. Porém desta vez se tratava de um escorpião amarelo – espécie que é perigosíssima, especialmente para crianças e idosos. Na ocasião, o animal chegou pertíssimo de picar o pé da moradora.

“Eu me levantei e vim colocar a roupa aqui pra bater, era umas 7h da manhã, e aí eu estava ali colocando a roupa e não percebi ele. Sorte que eu estava com o chinelo alto, esses chinelos que tem a sola grossa, sabe? Aí eu vi se mexendo e quando vi era o escorpião”, detalhou.

A reação de Néia foi semelhante à de Aline. Ela chamou seu marido, que no calor do desespero acabou matando o animal com chineladas. “Ficamos com muito medo, fiquei até apavorada no momento, agradecendo a Deus por ter me livrado porque se ele pega o meu pé se eu estivesse descalça ele tinha me picado sim, realmente”.

Na ocasião, o medo falou mais alto que a moradora, que não conseguiu pensar em acionar a Vigilância Ambiental – o que é recomendado nestes casos. “O medo foi tanto que nós matamos, estraçalhamos ele e jogamos fora”.

Ao encontrar animais peçonhentos, a recomendação é que a população saia de perto do alcance do animal e imediatamente acione as autoridades. Os números de emergência são 199 para Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.

A Vigilância Ambiental também pode ser acionada através do (44) 3906-1145 para fazer recolhimento do espécime e, quando necessário, isolamento da residência e das casas próximas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas