Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Capivaras atravessam a Av. Paraná e geram preocupação para motoristas 

As capivaras do Lago Aratimbó, em Umuarama, foram vistas atravessando a Av. Paraná e causaram preocupação e transtorno para os […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama: Capivaras atravessam a Av. Paraná e geram preocupação para motoristas 
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de junho de 2023 às 19h03 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h35

As capivaras do Lago Aratimbó, em Umuarama, foram vistas atravessando a Av. Paraná e causaram preocupação e transtorno para os motoristas da região.  

Um atropelamento de uma capivara já aconteceu em 12 de maio de 2022 e apesar dos esforços da Guarda Municipal de Umuarama junto com equipes da SAAU, o animal não resistiu. (veja mais aqui) 

A Diretoria de Trânsito do município (Umutrans) uma série de sinalizações e fez vários ajustes na avenida, em junho de 2022, com a finalidade de eliminar movimentos conflitantes e reduzir os riscos de acidentes. (veja mais aqui) 

“Sinalizamos que existe passagem de animais, colocamos redutores de velocidade, placas de velocidade baixa, então, para alertar os motoristas é o que nós fizemos.” explicou o secretário Elizeu Vital, responsável pela Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana.

OBemdito também procurou entender qual o papel da Secretaria de Meio Ambiente com relação ao trecho. Em resposta, a secretária Fernanda Periard Mantovani explicou que agora a pasta conta com uma Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal que foi montada recentemente para cuidar de situações como esta.

“Ela foi montada em março e está em fase de estruturação”, disse Fernanda, que acrescentou que mais placas serão acrescidas ainda em junho ao local para buscar conscientizar condutores e pedestres quanto aos trânsito dos animais silvestres no trecho.

“De imediato nós vamos instalar placas no local, bem grandes por sinal, que vão ter uma foto da capivara bem realista, nada de desenho, exatamente pedindo para o pessoal tomar cuidado, diminuir a velocidade quando avistar um animal na pista”, detalhou.

Sobre a ideia de construção de outras rotas para os roedores, Mantovani afirma que atualmente não há possibilidade para implantação de algum tipo de via alternativa. “Infelizmente como a cidade cresceu ao redor da área de proteção, não tem como nós construirmos uma passagela ou passagem subterrânea devido à estruturação toda do local”, afirmou.

A secretária também explicou que a avenida Paraná, em especial o trecho em frente do Lago Aratimbó cruza uma área de preservação permanente (APP), tornando comum o trânsito dos animais que cruzam do lago para a APP e vice-versa. Por isso, futuramente serão feitos estudos para considerar soluções alternativas para garantir a segurança de condutores e dos animais no local.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas