
Sob forte comoção, comunidade se despede do Padre Luiz Carlos Pintenho
O religioso foi sepultado com uma bandeira do Santos, seu time do coração


Foi realizado por volta das 18h desta terça-feira (13) o sepultamento do Padre Luiz Carlos Pintenho. Muitas pessoas acompanharam o cortejo que saiu do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e seguiu até o Cemitério Municipal de Umuarama.
Fiéis, membros da igreja, amigos e familiares aproveitaram os últimos momentos para se despedir do padre, que era muito querido pela comunidade. O dia frio (que chegou na casa dos 9ºC na hora do sepultamento) e chuvoso foi um grande desafio para todos. O Bispo Dom João Mamede Filho estava enrolado em uma capa litúrgica para acompanhar a despedida do colega de batina.
Sob uma forte salva de palmas e muita comoção, todos foram dando adeus ao Padre Pintenho. Padre Carlos, que é o atual Pároco do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, falou algumas palavras e várias pessoas presentes depositaram flores em cima do caixão.
Para sacramentar a despedida, Padre Pintenho foi sepultado com a bandeira do Santos Futebol Clube, seu time do coração.

Despedida em Tapejara e Umuarama
O falecimento do religioso aconteceu na tarde de segunda-feira (12), por volta das 16h, no hospital Cemil, onde se encontrava internado em decorrência de complicações de um mieloma múltiplo.
O funeral teve início por volta de meia-noite, com a chegada do corpo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tapejara. Aconteceram missas às 2h, 4h e 6h desta terça-feira com Padres da Diocese e às 8h com o Bispo Dom João Mamede Filho.
Depois disso o corpo foi transladado para Umuarama. Às 12h, às 14h e 15h30 foram realizadas Santas Missas no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo a última com o Bispo Emérito Dom José Maria Maimone.

Breve histórico
O Padre Luiz Carlos Pintenho nasceu em 1 de janeiro de 1963, em Taciba-SP. Sua ordenação diaconal ocorreu em 15 de setembro de 1991 e a ordenação presbiteral em 15 de março de 1992.
Exerceu seu ministério presbiteral como: vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Douradina); pároco nas Paróquias Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião (Tapira), São Paulo Apóstolo (Umuarama), Ressurreição (Ivaté), São José (Alto Piquiri), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Umuarama), Nossa Senhora Aparecida (Tapejara); Juiz Auditor e Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Umuarama.
O falecimento ocorreu em 12 de junho de 2023 em Umuarama.


