Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre trabalho de buscas a vítima de explosão em Palotina

O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Ten-Cel. QOBM Rogério Lima de Araújo, concedeu uma entrevista coletiva nesta […]

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre trabalho de buscas a vítima de explosão em Palotina
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 28 de julho de 2023 às 14h14 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 04h26

O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Ten-Cel. QOBM Rogério Lima de Araújo, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (28) para atualizar como está o trabalho de buscas à vítima desaparecida após a explosão na C.Vale em Palotina. O fato ocorreu na última quarta-feira (26) e 8 mortes foram confirmadas.

Conforme o Ten-Cel Araújo, o Corpo de Bombeiros mantém as equipes de buscas, que trabalharam sem parar durante a noite junto com técnicos da cooperativa. São três frentes de trabalho.

Uma está fazendo um reconhecimento minucioso de como está um túnel. Na sequência a equipe fará a desobstrução do túnel 3 (que está obstruído por grãos). Outra frente de trabalho está atuando na retirada de grãos (um volume muito grande ainda está no local). A cooperativa iniciou este trabalho na noite de quinta-feira e serão colocados equipamentos de sucção com maior capacidade para agilizar esse processo.

Segundo o comandante, todos estão trabalhando em meio a escombros e estruturas colapsadas, o que dificulta todo o procedimento. “Precisamos cuidar da instalação dos equipamentos para proporcionar a segurança para as equipes. Alguns locais não disponibilizavam segurança para os bombeiros, cães e equipes da cooperativa”, argumentou.

A terceira frente de trabalho está com os cães de busca, que estão fazendo a varredura das áreas. No vídeo disponibilizado dos bombeiros é possível ver como funcionam as buscas com apoio dos cães.

O Ten-Cel Araújo disse que há uma área em que o Corpo de Bombeiros acredita que esteja o trabalhador. Porém, ainda não foi possível ter acesso ao local, que está muito colapsado. Trata-se dos dutos do armazém 3. Segundo o comandante, partes do túnel nessa área foram parar no teto, tamanha a quantidade de liberação de energia provocada pela explosão. E ainda há possibilidade de desabamentos no local.

Até o momento foram retirados entre 2 e 3 mil toneladas de grãos e a estimativa é de que pelo menos 10 mil toneladas precisarão ser removidas. O trabalho de buscas conta com mais de 30 colaboradores da cooperativa, mais de 10 bombeiros por turno e 2 cães.

Apesar das dificuldades, Araújo afirmou que segue a esperança de encontrar o trabalhador vivo. Entretanto, devido à força da explosão e um possível sufocamento por grãos, as chances são pequenas.

Sobre a possibilidade de haver mais vítimas desaparecidas, na coletiva foi ressaltado que a empresa teve o cuidado criterioso de identificar todos que estavam trabalhando e, por isso, todos acreditam que apenas um homem ainda não tenha sido localizado.

“Não sairemos do local até a localização do trabalhador desaparecido”, finalizou o comandante do Corpo de Bombeiros de Cascavel.

O velório dos sete trabalhadores haitianos teve início nesta sexta-feira. Nesta manhã também foi sepultado o trabalhador brasileiro que faleceu. Confira detalhes aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas