
Azul aumenta voos com ATR em Pato Branco; em Umuarama não há previsão para voos maiores
Em Junho, a empresa que havia vencido a licitação para o fornecimento do Papi, iria iniciar a instalação do equipamento


A Azul Linhas Aéreas anunciou na última sexta-feira (28), que os voos regulares da linha Curitiba/Pato Branco, com o ATR-72, no Aeroporto Regional Professor Juvenal Loureiro Cardoso, em Pato Branco, passarão a ser de domingo a domingo.
A mudança ocorre a partir do próximo dia 16 de setembro quando a empresa também passará a operar também aos sábados, com horário de saída de Curitiba às 14h30 e pouso em Pato Branco às 15h40. Já o retorno para a capital, será às 16h20 e chegada às 17h30.
Já em Umuarama, ainda não há data para o início das operações com voos maiores. Atualmente a empresa opera com aviões Cessna Grand Caravan com capacidade para 9 passageiros. São três voos semanais (segundas, quartas e sextas) de ida e volta para Curitiba.
Em nota, a empresa afirmou que ainda aguarda “a certificação da operação do IFR-IMC para ATR72 e a instalação e homologação do PAPI, para então podermos definir o aumento de equipamento no aeroporto de Umuarama”.
Em Junho, a empresa que havia vencido a licitação para o fornecimento do Papi (Precision Approach Path Indicator), no Aeroporto Orlando de Carvalho, iria iniciar a instalação do equipamento. A implantação seria feita nas cabeceiras 04 e 22.
Depois disso, ainda é necessário às homologações do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e das Cartas de Navegação (IFR-IMC), para operações com segurança em dias de condições climáticas adversas.
A instalação do Papi é uma exigência para que o local passe a operar com voos de aeronaves maiores, como o ATR-72, da Azul Linhas Aéreas, com capacidade para 70 passageiros.
OBemdito com Diário do Sudoeste