Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Empresa que venceu licitação deverá iniciar instalação de Papi no aeroporto de Umuarama

O equipamento é uma exigência para que o local passe a operar com voos de aeronaves maiores

Foto: Assessoria
Empresa que venceu licitação deverá iniciar instalação de Papi no aeroporto de Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 15 de junho de 2023 às 12h21 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h48

A empresa que venceu a licitação para o fornecimento do Papi (Precision Approach Path Indicator), no Aeroporto Orlando de Carvalho de Umuarama, deverá iniciar a instalação do equipamento nos próximos dias.  

“A empresa, que é de São José do Rio Preto [São Paulo], esteve no aeroporto e começou a organizar tudo para a instalação. Precisa fazer valetas para passar a tubulação de energia e verificar uma série de coisas que precisam sere readequadas”, afirma o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

Conforme ele, depois da implantação do equipamento, que será instalado nas cabeceiras 04 e 22, ainda é necessário às homologações do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e das Cartas de Navegação (IFR-IMC), necessárias para operações com segurança em dias de condições climáticas adversas. “Em seguida eles vêm fazer o teste para ver se está calibrado e em posição”, completa.

A instalação do Papi é uma exigência para que o local passe a operar com voos de aeronaves maiores, como o ATR-72, da Azul Linhas Aéreas, com capacidade para 70 passageiros. Atualmente a empresa opera com aviões Cessna Grand Caravan com capacidade para 12 passageiros. São três voos semanais (segundas, quartas e sextas-feiras) de ida e volta a Curitiba.

Em outubro do ano passado, a Azul havia condicionado o início das operações do ATR a instalação do Papi e a homologação das cartas de navegação. Nos últimos dois dias OBemdito manteve contato com a Assessoria de Imprensa da empresa para saber se a previsão de início dos voos está mantida, no entanto, até o fechamento desta reportagem, nenhuma resposta havia sido enviada pela Azul.

O Aeroporto de Umuarama já recebeu a Certificação Operacional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e será gerenciado empresa pela Infracea Aeroportos, com sede em Brasília. Ao todo o espaço recebeu investimentos de R$ 4,5 milhões.

ATUALIZAÇÃO

A Azul enviou uma nota às 16h48 de sexta-feira (16). Segue a nota na íntegra:

A Azul informa que atualmente Umuarama é atendida por voos da Azul Conecta com aeronaves Cessna Grand Caravan com capacidade para nove Clientes. Estamos aguardando a certificação da operação do IFR-IMC para ATR72 e a instalação e homologação do PAPI, para então podermos definir o aumento de equipamento no aeroporto de Umuarama.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas