Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

APP e Delegacia da Mulher de Umuarama fazem ação de conscientização contra a violência

A APP Sindicato – Núcleo Sindical de Umuarama realizou no início da noite da última quarta-feira (1º/11) um pedágio de […]

Fotos: Josiane Poloni
APP e Delegacia da Mulher de Umuarama fazem ação de conscientização contra a violência
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de novembro de 2023 às 14h39 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 22h07

A APP Sindicato – Núcleo Sindical de Umuarama realizou no início da noite da última quarta-feira (1º/11) um pedágio de conscientização sobre a violência contra a mulher. A atividade contou com apoio e participação da equipe da Delegacia da Mulher do município.

A ação foi vinculada à campanha ‘Educar para Prevenir’, conscientização da população e chamamento a toda sociedade sobre a importância ao combate de qualquer forma de violência. “A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero”, disse a professor Josiane Poloni.

O grupo fez um pedágio, com adesivação de carros e panfletagem a partir das 18h30 no semáforo da avenida Paraná, esquina com a avenida Rolândia (em frente ao Planalto Big e a Alecrim Dourado). De acordo com os organizadores, a população foi muito acolhedora, recebendo adesivos e panfletos e recebendo a mensagem dos participantes.

No dia 26 de outubro a APP realizou atividades da campanha ‘Educar para Prevenir’ em escolas de Umuarama. Confira aqui como foi a ação de conscientização sobre a violência contra a mulher junto aos alunos.

Além dos integrantes da APP-Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a ação contou com a participação das seguintes pessoas: Fernanda Bertocco – Delegada da Mulher de Umuarama; Rodrigo Augusto – Superintendente da Delegacia da Mulher de Umuarama; equipe de funcionárias da Delegacia da Mulher; Iza Alencar – presidenta da APP de Umuarama; Maria Dervania Vieira – secretária da pasta das mulheres da APP; Taise Brun – filha de Viviane Brun (professora que foi assassinada no dia 27 de setembro em Umuarama), além de parceiros da campanha.

Casos de violência podem ser denunciados através do telefone 180.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas