
Seessu propõe acordo coletivo para solucionar questão salarial da enfermagem na Uopeccan
Muitos profissionais tiveram descontos bem acima da média, outros tiveram seus holerites de dezembro zerados


Um acordo coletivo de trabalho proposto pelo Seessu (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Umuarama e Região) poderá colocar fim a uma situação envolvendo o pagamento da recomposição salarial dos trabalhadores da enfermagem do hospital Uopeccan de Umuarama.
Nesta semana, ao receber a folha de pagamento do mês de dezembro, muitos profissionais tiveram descontos bem acima da média, outros tiveram seus holerites zerados. Isso aconteceu porque a Uopeccan optou por pagar a recomposição de forma integral no mês de novembro, sem os descontos, que acabaram caindo na folha salarial do mês de dezembro. A situação motivou questionamentos dos servidores.
Nesta quinta-feira (7), uma reunião entre o órgão sindical e o hospital discutiu uma saída para que ambas as partes não sejam prejudicadas. Além da direção do hospital, também estavam presentes no encontro o corpo jurídico da entidade, funcionários e integrantes do Seessu.
De acordo com o assessor jurídico do sindicato, William Diego Fortunato, o hospital explicou que os descontos foram feitos a partir de uma recomendação emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), através da regional de Umuarama.
“Eles concordaram que havia a necessidade de uma comunicação de forma mais transparente para os funcionários. Eles tinham feito a comunicação, mas nem todos entenderam que haveria esse desconto”, afirmou.
Segundo ele, diante da questão, o Sindicato propôs a celebração de um acordo coletivo de trabalho em que declara que a verba recebida a título de assistência financeira complementar da União para pagamento do piso salarial da enfermagem terá caráter indenizatório no período de maio de 2023 a março de 2024.
“Nós já encaminhamos a minuta para o Conselho Deliberativo da Uopeccan de Cascavel, que deve se reunir na próxima segunda-feira para deliberar sobre o assunto. Se aprovarem a proposta, na terça-feira vai para a apreciação dos empregados”, explicou.
O Sindicato também fez uma reunião informativa com a categoria, que recebeu bem as informações do acordo coletivo, que passaria a realizar os descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Imposto de Renda (IR) somente a partir de abril de 2024.
