
Polícia Civil prende condutor acusado de provocar acidente que resultou em morte na PR-323
O homem é investigado por outra colisão com morte em Xambrê, ocasião em que estava com o carro carregado com cigarros contrabandeados


A Polícia Civil de Umuarama cumpriu na manhã desta terça-feira (19) um mandado de prisão preventiva em desfavor de P.H.M.F., 28 anos, autor do acidente de trânsito que vitimou José Osvaldo de Souza, 73 anos, na cidade de Perobal em 15 de outubro deste ano.
Os agentes da Polícia Civil do GDE (Grupo de Diligências Especiais) cumpriram mandados de busca domiciliar e de prisão preventiva contra P.H.M.F. Conforme o delegado Leonardo Martinez, o homem é investigado por ter se envolvido no acidente de trânsito na rodovia PR-323.
De acordo com a Polícia Civil, na ocasião P.H.M.F. conduzia um veículo Kia/Sorento, no sentido Umuarama a Perobal. Nas proximidades do posto de combustíveis Cavalo Branco (em Perobal), ele atingiu o condutor de uma motocicleta que morreu no local. A vítima foi a pessoa de José Osvaldo de Souza.
Preliminarmente, informações oriundas da agência local de inteligência do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) indicaram que o condutor do carro estava em alta velocidade e fazendo ultrapassagens forçadas, juntamente de outros veículos, dentre os quais deram apoio para que ele fugisse do local, sem prestar socorro à vítima.
Além disso, o delegado informou que no interior do Sorento havia apenas o banco do motorista e um rádio comunicador, indicando que se tratava de um veículo utilizado para o transporte de ilícitos.
Durante a instrução do inquérito policial, compareceu na delegacia de polícia o investigado, seu defensor e uma testemunha, que, em síntese, depositaram sobre a vítima a culpa do acidente.
Agentes da Polícia Civil arrecadaram um rol de testemunhas e outros elementos de informação que demonstraram que, além da conduta de P.H.M.F. ter dado causa a morte da vítima, o suspeito assumiu o risco de produzir esse resultado, ou seja, fazendo incidir sobre ele o crime de homicídio qualificado.
Martinez ressaltou que P.H.M.F. é investigado por uma conduta análoga na Comarca de Xambrê. Em 11 de janeiro de 2022 ele conduzia também um veículo Kia/Sorento, dessa vez carregado com cigarros contrabandeados, e se envolveu em um acidente com uma VW/Parati com três ocupantes. Uma das passageiras faleceu em decorrência da colisão. O delegado divulgou que P.H.M.F. também fugiu sem prestar socorro às vítimas.
Por fim, Martinez informou que o inquérito não foi finalizado pois aguarda a elaboração de Laudo Pericial pela Polícia Científica. Por esse contrabando, P.H.M.F. já foi condenado em 1ª instância pela Justiça Federal.
(Informações: Polícia Civil de Umuarama)