Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Defesa Civil emite novo alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira em Umuarama

A possibilidade de chuvas intensas, vendaval e raios

Foto: Ilustrativa/Asaff Saab de Souza
Defesa Civil emite novo alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira em Umuarama
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 7 de novembro de 2024 às 12h32 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 22h07

A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas, vendaval e raios em Umuarama nesta quinta-feira (7). O aviso foi divulgado às 11h25 e tem validade de 6 horas, ou seja, até às 17h45 de hoje. A orientação é que a população acompanhe as condições meteorológicas e busque abrigo em locais seguros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta laranja para a previsão de temporais na região de Umuarama. A previsão é de chuvas fortes e ventos intensos entre às 13h desta quinta-feira (7) e às 10h de sexta-feira (8). O alerta é provocado pela formação de um novo ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil. Embora o sistema se afaste rapidamente para o oceano, ele gera condições meteorológicas adversas para o Paraná, com risco de tempestades severas.

Para esse período, as previsões meteorológicas apontam para chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo atingir de 50 a 100 mm/dia, ventos com intensidades de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O Inmet ressaltou que o risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos é maior sob o alerta laranja.

Diante desses cenários, o Inmet orienta a população a tomar precauções durante as rajadas de vento. A recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Outra medida preventiva é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia para minimizar a chance de acidentes.

Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas