
Grupo suspeito de tráfico ostentava vida de luxo com carros importados, lancha e imóveis de alto padrão
Em Umuarama, oito pessoas foram alvos da PF


O grupo que foi alvo da operação “Pó de Serra” da Polícia Federal (PF) nesta manhã de terça-feira (12), contra o tráfico de drogas, em Umuarama e outras cidades do Estado, ostentava uma vida de luxo. Em alguns endereços com mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram artigos de luxo, carros importados e dinheiro em espécie. A suspeita é que os criminosos tenham movimentado mais de 20 toneladas de cocaína no Paraná.
Em um dos locais com mandado de busca e apreensão, os agentes federais encontraram carros importados na garagem, uma lancha, um quadriciclo e muitos artigos de luxo. O imóvel de alto padrão conta com piscina, área de lazer aconchegante e móveis que chamam a atenção.
Com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 389 milhões, vinculadas a 31 investigados.
A megaoperação cumpriu ao todo 63 mandados judiciais nos municípios de Umuarama, Guaíra, Maringá, Rolândia, Amambaí (MS), Naviraí (MS) e Mundo Novo (MS). Em Umuarama, oito pessoas foram alvos da PF.
De acordo com a Polícia Federal, cerca de 160 policiais federais foram mobilizados para cumprimento dos mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra. Dos mandados, 36 são de busca e apreensão e 27 são de prisão preventiva.
Além disso, alguns alvos estão no Paraguai, e 11 mandados de prisão foram inseridos na listagem da Interpol (Polícia Internacional).

Investigação
As investigações tiveram início no fim de 2023, quando um casal foi preso em flagrante em Guaíra por transportar 53 quilos de cocaína – droga que seria entregue em Umuarama. Durante o inquérito policial, foi possível vincular outros 11 flagrantes de tráfico de drogas relacionados à mesma organização, o que resultou em quase uma tonelada da droga. Todavia, a PF estima que o grupo atua desde 2020 e que teria transportado mais de 20 toneladas.




OBemdito com RICtv