
Campori de Desbravadores em Umuarama teve início e contará com mais de 3 mil participantes
Ao longo dos quatro dias, as crianças e os adolescentes participam de atividades práticas e teóricas que refletem os objetivos do clube


Mais de 3 mil crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos chegaram nesta quinta-feira (14) ao Parque de Exposições de Umuarama para participar do Campori de Desbravadores. O evento, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, vai até domingo (17) e reúne 90 clubes de desbravadores, incluindo 11 de Umuarama. Os demais participantes são das regiões oeste, centro-oeste, sudoeste e de outras cidades do Noroeste do Paraná.
De acordo com o pastor Lucas Fávero, coordenador do evento, a estrutura do acampamento foi organizada como uma cidade, com preparação iniciada ainda em janeiro. “Existem grupos que estão aqui desde a semana passada, que já começaram a montar as estruturas. No entanto, esse é um processo que começou em janeiro. Então, todas as atividades que os clubes realizaram durante o ano culminam nesse ponto, que é o mais alto das atividades”, afirmou.

Atividades para desenvolvimento integral
Ao longo dos quatro dias, os adolescentes participam de atividades práticas e teóricas que refletem os objetivos do clube, baseado no desenvolvimento físico, emocional e espiritual.
“O físico é bem parecido com os escoteiros, com atividades campestres que envolvem o desenvolvimento de habilidades específicas. Já no emocional, nosso objetivo é fazê-los entender que eles têm um objetivo e que cada ser humano tem algo a contribuir. No aspecto espiritual, não denominacional, é fazê-los entender que Deus nos criou e nos deu um propósito”, explicou Fávero.

Além disso, os jovens participam de desfiles, projetos comunitários, ações sociais, competições e concursos de conhecimentos bíblicos, oratória, música e atividades físicas.
“Todas as atividades foram construídas de forma a proporcionar o desenvolvimento do indivíduo, como, por exemplo, a oratória, e também o coletivo, com o desenvolvimento da parceria, para eles entenderem que conseguem ir longe, mas com amigos e pessoas ao lado, conseguem ir mais longe ainda”, disse.

Infraestrutura montada no Parque de Exposições
Para abrigar o evento, uma ampla estrutura foi montada no Parque de Exposições Dário Pimenta da Nóbrega. O local funciona como uma pequena cidade, com estrutura política, incluindo prefeita e secretários, além de áreas para transporte, saúde, alimentação, esporte, entre outras.

“Aqui estamos recebendo, além do refeitório oficial, 41 pontos de cozinha, com um ou mais clubes. Além disso, temos todo o sistema de rádio e jurídico, que funcionam aqui dentro, sem contar os comércios e fornecedores, que replicam, em escala menor, uma cidade”, relatou o pastor.
A segurança também foi reforçada, com a presença da Polícia Militar e UTIs móveis para atendimento médico. O evento reúne cerca de 5 mil pessoas, entre participantes e equipes de apoio.

Classificação para Sul-Americana
Os clubes campeões das provas ganham uma pontuação que conta para outras etapas futuras. O próximo evento, de nível Sul-Americano, será realizado em janeiro de 2027, em Barretos, São Paulo, e espera reunir mais de 130 mil participantes.


