
Em um único decreto, Scanavaca exonera 244 comissionados da Prefeitura de Umuarama
"É um procedimento comum. Eu preciso fazer acertos trabalhistas, zerar a conta, porque é uma nova gestão que está começando. Com certeza, vários nomes serão readmitidos”.


Em um único decreto, publicado na edição desta sexta-feira (3) do diário oficial do município, o prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos) exonerou 244 servidores públicos de cargos comissionados das mais variadas áreas da administração.
Mas o próprio Scanavaca disse que não há motivos para alarde. “Eu preciso fazer acertos trabalhistas, zerar a conta, porque é uma nova gestão que está começando”, explicou. O prefeito disse que vários comissionados (não concursados) serão readmitidos, mas não soube dizer quantos. “Isso é algo que vou discutir com cada secretário”.
Nos bastidores da Prefeitura, um “facão amolado” não é visto como novidade. Scanavaca já tinha avisado que haveria cortes no quadro de comissionados. O objetivo, segundo o prefeito, é reduzir a coluna de despesas e equilibrar as finanças para os investimentos que virão.
Internamente, já se sabe que Scanavaca também fará cortes nas horas extras de boa parte dos servidores. Também vai determinar uma postura mais assertiva por parte dos funcionários públicos.
Na entrevista que deu à imprensa em sua posse, na última quarta-feira (1º), o prefeito previu que, num primeiro momento, as mudanças podem gerar desconforto e até boicotes, mas que isso será passageiro, a partir do momento que as equipes entendam o “espírito” do novo governo.