Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Sensei Juan é o único de Umuarama, em atividade, a conquistar 3º grau na faixa preta no judô

Sensei Juan Jimenez começou no judô na adolescência ao perceber a necessidade de se tornar mais forte e aprender a se defender

Fotos: Stephanie Gertler/OBemdito
Sensei Juan é o único de Umuarama, em atividade, a conquistar 3º grau na faixa preta no judô
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 10h45 - Modificado em 21 de janeiro de 2025 às 10h39

O profissional de educação física e Sensei Juan Jimenez, de 34 anos, conquistou em dezembro de 2024 o terceiro grau da faixa preta de judô. Essa vitória representa uma jornada de 18 anos, repleta de desafios e superações. A primeira faixa preta foi conquistada em 2012 mas, no judô as regras são rigorosas e a progressão dentro da faixa preta ocorre apenas dentro dos tempos e normas estipulados para cada fase.

Juan iniciou sua trajetória no judô ainda adolescente, ao perceber a necessidade de se tornar mais forte e aprender a se defender. Ele encontrou em um jornal um anúncio do seu Sensei, Marco Suguimati, e agendou sua primeira aula. Desde então, nunca mais parou de treinar.

Desafios da faixa branca

Durante a fase de faixa branca, o Sensei Juan enfrentou grandes dificuldades, como a necessidade de pedalar 6 km de bicicleta para chegar aos treinos após um longo dia de trabalho no comércio, na empresa de sua família. Ele vendia tecidos para sofá e bancos de carro e por causa do horário de trabalho, chegava atrasado nos treinos. Contudo, seu compromisso com o judô era inabalável.

“Fiz um combinado com meu Sensei: chegaria atrasado, mas aquecido para o treino. A vontade de treinar superava quaisquer desculpas. Comprei meu primeiro Judogui com meu próprio dinheiro, fruto do meu trabalho. Tenho esse uniforme guardado há 18 anos”, relembra.

Toda a sua economia era destinada para pagar as mensalidades, as competições e cursos. O investimento, na época, parecia apenas um gasto, mas Juan percebeu que o judô já começava a moldá-lo para a vida.

Como faixa branca, o Sensei Juan se sentia sem talento, mas sua dedicação e perseverança o mantinham motivado. Ele lembra das inúmeras vezes que foi derrotado nos treinos pelos graduados e das quedas dolorosas, como uma em que bateu a cabeça no tatame ao sofrer o golpe harai goshi. Ele questionou-se sobre o que realmente queria para sua vida, mas não desistiu.

“Passei por centenas de competições, lesões e dores, muitas dores! Mas hoje vejo tudo como aprendizado, um investimento pessoal para que eu me tornasse um homem melhor”, reflete.

Evolução e conquistas do Sensei Juan

Para Juan, cada faixa conquistada no judô representou não apenas uma habilidade técnica, mas também um crescimento pessoal. “Na faixa branca, foi uma fase muito forte de perseverança, desistir não era uma opção. Sonhava em chegar na linda faixa roxa de judô, pois para mim era a mais especial”, compartilha.

Com o tempo, o Sensei foi se destacando, conquistando medalhas no Campeonato Paranaense e participando de competições brasileiras. Em 2023 ele se consagrou bicampeão paranaense de judô. Além disso, recebeu reconhecimento de crianças, pais e políticos pela contribuição ao desenvolvimento do judô em Umuarama.

Sensei Juan, Homem, com barba, vestido com um judogui branco.
Sensei Juan com suas medalhas do Campeonato Paranaense de Judô.

A importância da faixa preta

Ao alcançar o 3º grau da faixa preta, Juan reconhece que essa conquista não o faz superior a ninguém, mas lhe confere a responsabilidade de ensinar e ajudar mais pessoas. “Agora com essa conquista, sei que posso demonstrar e ensinar muito mais”, afirmou.

Ele ressalta que a faixa preta é um símbolo de autoridade e responsabilidade. “O terceiro grau é importante não apenas pelo tempo de 10 anos após a primeira graduação, mas pela responsabilidade como líder de uma equipe de judô”, explica.

Transmitindo disciplina e valores

Além das conquistas pessoais, o Sensei tem como objetivo compartilhar seu conhecimento com o maior número possível de pessoas. Ele acredita que o judô pode ensinar disciplina e ajudar a formar cidadãos de bem, evitando problemas futuros.

“Quero inserir disciplina nas crianças, pois é nessa fase que conseguimos. Elas precisam entender que devem dar o seu melhor com as condições que têm, acreditar em Deus, sonhar, agir e conquistar. A cada década, muita coisa muda mas, no futuro o que realmente desejo é formar mais pessoas com a faixa preta na cintura ao invés de uma tornozeleira preta no pé”, conclui.

Mensagem de perseverança do Sensei Juan

Juan finaliza com uma mensagem inspiradora para aqueles que almejam alcançar seus objetivos no judô e na vida: “Treinarei judô até meus ombros aguentarem, meus pés estiverem inteiros e meu coração estiver batendo”.

Associação de Judô do Sensei Juan Jimenez

Os interessados em conhecer mais sobre a Associação de Judô Juan Jimenez podem entrar em contato pelo telefone (44) 99908-7982 (WhatsApp). O atendimento ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h30 e das 16h às 20h, e nas terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30 às 20h.

A associação funciona no mesmo prédio do Cross Training Umuarama (CTU), localizado na Avenida Rotary, 3216, em frente ao Condomínio EcoGarden.

Para mais informações sobre o Sensei Juan ou sobre o Cross Training Umuarama, é possível acessar o site boxctu.centrion.com.br ou seguir os perfis no Instagram @judojuanjimene.z@juanjimene.z e @boxctu_umuarama.

Whatsapp Image 2025 01 20 At 08.20.29

Leia mais:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas