
Felino avistado no Lago Aratimbó pode ter escapado por rota de fuga
Apesar de encontrarem pegadas do felino, não há como confirmar sua permanência na região do Lago Aratimbó, já que o local é extenso


O felino avistado na última segunda-feira (20), nas margens do Lago Aratimbó, em Umuarama, não foi mais visto. Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) haviam feito buscas na última quarta-feira (22) na tentativa de localizar vestígios do animal, que pode ser uma onça-parda, jaguatirica ou gato-maracajá. No entanto, apesar de encontrarem pegadas do felino, não há como confirmar sua permanência na área, já que o local é extenso e oferece várias rotas de fuga.
Luis Carlos Borges Cardoso, chefe do escritório regional do IAT, explicou que, embora as equipes tenham localizado pegadas do felino, o animal pode ter deixado a região do Lago Aratimbó, devido às várias rotas de fuga. “É difícil precisar, pois o felino pode já ter se afastado do local. O território é grande”, afirmou Cardoso.
A presença do felino em áreas urbanas, como o Lago Aratimbó, é motivo de atenção para moradores e autoridades locais. Cardoso reforçou que, caso o animal seja avistado novamente, as pessoas não devem tentar interagir com ele. “É importante manter distância. Se o animal se sentir ameaçado, pode reagir. Mas, se não for provocado, ele não oferecerá risco”, alertou.
O IAT e a Polícia Ambiental pedem que, caso haja uma nova aparição do felino, as pessoas entrem em contato com o órgão. Os números de telefone para reportar avistamentos são: (44) 3623-2300 (Escritório Regional do IAT em Umuarama) e (44) 3624-7630 (Polícia Ambiental Força Verde).