
Com resgate de Eloah, Paraná solucionou 100% dos desaparecimentos de crianças desde 2018
Os dados foram levantados pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil


O Paraná se consolidou como referência nacional na solução de casos de crianças desaparecidas. Desde 2018, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil, solucionou todos os casos registrados no estado. O relatório inclui o recente desaparecimento da menina Eloah, localizada na última sexta-feira (24).
Única unidade no Brasil dedicada exclusivamente à localização de crianças desaparecidas, o Sicride concentra as notificações de menores de até 12 anos. Nesse sentido, o órgão, que atua em todas as regiões do estado, registrou 888 ocorrências entre 2019 e 2024, todas concluídas com sucesso.
A delegada-chefe do Sicride, Patrícia Paz, destacou ferramentas usadas trabalho da unidade, como o atendimento imediato em todos os município do Paraná. Ademais, há o Alerta Amber, que emite notificações em redes sociais para usuários em um raio de até 160 quilômetros do desaparecimento de crianças no Paraná.
Patrícia também reforçou a importância da rapidez na denúncia de desaparecimentos e do cuidado preventivo por parte dos responsáveis. “Os pais devem redobrar a atenção em locais com aglomeração e desconfiar de pessoas que se aproximem pedindo informações sobre a criança. Todavia, não é necessário aguardar 24 horas para registrar um boletim de ocorrência. Ao perceber qualquer alteração na rotina da criança, é fundamental buscar ajuda imediatamente”, orientou.
O Sicride também utiliza ferramentas modernas para retomar investigações de casos antigos. Um exemplo é o sistema de progressão de idade baseados em fotografias e a análise de DNA para identificação genética.
(Com informações AEN e RIC Mais)