
IAT encerra buscas por felino visto no Lago Aratimbó em Umuarama
As autoridades acreditam que o animal tenha deixado a região por rotas de fuga naturais, facilitadas pela extensa mata ao redor do lago


Após dias de buscas intensas, o Instituto Água e Terra (IAT) encerrou as operações para localizar o felino visto no Lago Aratimbó, em Umuarama, no último dia 20. O animal, que pode ser uma onça-parda, jaguatirica ou gato-maracajá, gerou preocupação entre os frequentadores do local e mobilizou uma força-tarefa composta por técnicos especializados.
“Ficamos vários dias na área e não encontramos nenhum vestígio recente. Se aparecerem novos indícios, retomaremos as buscas imediatamente”, explicou Luís Carlos Borges Cardoso, chefe do escritório regional do IAT.
As autoridades acreditam que o animal tenha deixado a região por rotas de fuga naturais, facilitadas pela extensa mata ao redor do lago. Embora as buscas tenham sido suspensas, Cardoso reforça as recomendações em caso de um novo avistamento: não tentar se aproximar ou interagir com o felino e reportar imediatamente ao IAT ou à Polícia Ambiental.
Os números para contato são: (44) 3623-2300 (Escritório Regional do IAT em Umuarama) e (44) 3624-7630 (Polícia Ambiental Força Verde).
Comunidade em alerta por conta do felino visto no Lago Aratimbó em Umuarama
O avistamento de um felino no Lago Aratimbó gerou grande repercussão entre os moradores de Umuarama e frequentadores do local, que é um ponto turístico e de lazer da cidade. Embora o animal não tenha causado nenhum incidente, a presença de espécies silvestres em áreas urbanas gera preocupação às autoridades.