Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Onça em Umuarama: câmeras de segurança flagram felino em propriedade rural

As imagens foram feitas na noite desta quinta-feira (30), nas proximidades da Avenida Portugal

Onça em Umuarama: câmeras de segurança flagram felino em propriedade rural
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 12h46 - Modificado em 31 de janeiro de 2025 às 15h11

Uma onça, que tem mobilizado as autoridades em Umuarama após diversas aparições, foi flagrada novamente em uma propriedade rural da cidade. O avistamento ocorreu na noite desta quinta-feira (30), nas proximidades da Avenida Portugal, e foi registrado por câmeras de segurança da propriedade. Nas imagens, o felino aparece correndo pelo lado de fora de uma cerca de tela, enquanto é seguido por cães do outro lado.

De acordo com Luis Carlos Borges Cardoso, chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, os técnicos do IAT estão monitorando os vestígios deixados pelo animal para planejar a captura e devolução da onça ao seu habitat natural. “Há uma mata próxima ao local onde foi avistada. Acreditamos que o animal possa estar saindo da cidade em breve”, afirmou.

Retorno das buscas pela onça

As buscas pela onça em Umuarama, que haviam sido interrompidas na última sexta-feira (24), foram retomadas nesta quinta-feira (31), após novos relatos de moradores que afirmaram ter visto o animal em busca de comida. O felino foi avistado pela primeira vez em 20 de janeiro, na região do Lago Aratimbó.

Na quarta-feira (29), uma mulher viu o animal cruzando a Avenida Paraná, próximo ao restaurante Ki Delícia, no bairro Córrego Longe. Um trabalhador do restaurante também avistou a onça na segunda-feira (27), durante a manhã, enquanto chegava para o trabalho.

Planejamento para captura da onça em Umuarama

Nesta quinta-feira, os técnicos do IAT se reuniram para definir a melhor estratégia para capturar o felino. Eles discutiram a possibilidade de usar armadilhas para atrair a onça, aproveitando o fato de que esses animais têm hábitos noturnos. O IAT acredita que a fome pode ser a razão para o animal estar saindo com frequência de seu habitat.

Orientação à população

O IAT também reforçou a orientação à população: em caso de avistamento de uma onça, as pessoas devem manter distância e não tentar interagir com o animal. A recomendação é entrar em contato com o IAT pelo telefone (44) 3623-2300 ou com a Polícia Ambiental (Força Verde) pelo número (44) 3624-7630.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas