
Onça em Umuarama: IAT retoma buscas após felino aparecer na região da Uopeccan
Armadilhas devem ser instaladas nesta quinta-feira para tentar capturar o felino e devolvê-lo ao seu habitat


Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) retomaram, nesta quinta-feira (30), as buscas por uma onça que teria sido vista nos fundos de um restaurante, nas proximidades do Hospital Uopeccan. O órgão recebeu novos relatos de aparição de um felino, no início desta semana. Se a informação for real, pode se tratar da mesma onça em Umuarama filmada no Lago Aratimbó, no dia 20 deste mês.
Na tarde desta quarta-feira (29), uma mulher entrou em contato com OBemdito, relatando que havia visto uma onça cruzando a avenida Paraná, próximo ao restaurante Ki Delícia, no bairro Córrego Longe. A mulher mencionou que o animal correu para uma mata próxima.
Além disso, um homem que trabalha no restaurante também confirmou a presença da onça em Umuarama. Ele afirmou que viu o felino na manhã de segunda-feira (27), por volta das 8h10, cruzando a via enquanto chegava para o trabalho. No fundo do restaurante há vasilhas em que os responsáveis pela empresa colocam comidas para animais de rua.
Diante desses novos relatos, o IAT convocou uma reunião na manhã desta quinta-feira (30) para planejar a melhor estratégia para a captura do animal. Durante o encontro, especialistas discutiram a possibilidade de utilizar armadilhas para atrair a onça. A ideia é instalar os equipamentos no final da tarde, uma vez que esse tipo de felino tem hábitos noturnos de sair em busca de comida.
E pode ser justamente a fome o motivo para este tipo de animal estar saindo com frequência de seu habitat. Ocorrências semelhantes vêm sendo registradas em várias outras cidades do Estado, o que gera tensão, pelo medo de ataque pelos bichos.
O IAT também reforçou as recomendações para a população: em caso de verem onça em Umuarama, as pessoas devem manter distância do animal e evitar qualquer interação direta. A orientação é entrar em contato com o IAT pelo telefone (44) 3623-2300 ou com a Polícia Ambiental (Força Verde) no número (44) 3624-7630.