
Prevenção: Agentes buscam esconderijos de escorpiões no parque de exposições
Os agentes de combate a endemias procuraram esconderijos de escorpiões no parque, que receberá em breve mais uma edição da Expo Umuarama


Uma varreadura em busca de possíveis esconderijos de escorpiões foi realizada por agentes de combate a endemias (ACE) no parque de exposições de Umuarama. A equipe do Serviço de Vigilância Ambiental foi a campo nesta semana para procurar os animais peçonhentos em uma vistoria preventiva.
O Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega foi alvo do primeiro trabalho do gênero neste do ano. O objetivo é prevenir acidentes com escorpiões em locais de grande concentração de pessoas. Os agentes também realizam o combate rotineiro ao mosquito da dengue e fazem outras ações pontuais.
Em poucas semanas o parque receberá mais uma edição da Expo Umuarama, exposição feira agropecuária, comercial e industrial que atrai milhares de visitantes da cidade e região. “Devido a esse movimento, é importante intensificar a prevenção para garantir a segurança dos visitantes”, disse a coordenadora do serviço, Taila Biaca Crivelaro.
Por isso, os agentes vistoriaram toda a extensão do parque, checando locais que poderiam servir de esconderijo para escorpiões. Por sorte, nenhum espécime foi encontrado. Isso quer dizer que no momento os riscos são mínimos, mesmo assim é preciso manter o alerta e informar às autoridades, caso algum exemplar seja avistado.
“Nosso trabalho consiste em deixar o local apto para receber o grande público nas festividades da exposição. Na primeira quinzena de março a equipe fará outra varredura para garantir que o local esteja seguro para a população”, completou a coordenadora. Durante a feira, os agentes também vão monitorar o armazenamento de materiais recicláveis, para evitar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.


(Informações: Assessoria PMU)