Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Residências médicas em oftalmologia em Umuarama são conquistas para a região

Iniciativas de dois hospitais da cidade aumentam a capacidade de atendimento à população e atraem médicos de várias regiões do Brasil

FOTO ILUSTRATIVA
Residências médicas em oftalmologia em Umuarama são conquistas para a região
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 2 de fevereiro de 2025 às 09h16 - Modificado em 2 de fevereiro de 2025 às 11h31

Umuarama está se firmando como um importante centro de formação médica. Dois importantes programas para residências em oftalmologia foram estabelecidos na cidade: o Hospital dos Olhos de Umuarama, líder em atendimento oftalmológico há mais de duas décadas, e o Hospital Ofta Vitta, que neste sábado (1º) realizou o primeiro processo seletivo para seu recém-inaugurado programa.

Com mais de 100 mil serviços realizados, incluindo consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, o Hospital dos Olhos de Umuarama se consolidou como uma referência em atendimento médico na região.

Recentemente, lançou um programa de residência médica em oftalmologia, autorizado pelo MEC, com 12 vagas anuais, divididas entre R1, R2 e R3. As inscrições seguem abertas até 7 de fevereiro de 2025 e provas estão agendadas para o dia 15 do mesmo mês.

Residencia Medica Umuarama

O Hospital dos Olhos não só mantém um compromisso com a excelência no atendimento, mas também está expandindo sua infraestrutura para responder à crescente demanda por serviços oftalmológicos.

A instituição prioriza a implementação de tecnologias de ponta em exames e cirurgias, além de fomentar o atendimento humanizado e a capacitação contínua dos profissionais, pautados por protocolos de excelência em procedimentos clínicos e cirúrgicos.

Ao atrair médicos de todo o Brasil para seu programa de residência em oftalmologia em Umuarama, o Hospital Ofta Vitta amplia o atendimento à população e fomenta o desenvolvimento de pesquisas significativas na área, conforme destaca o médico Agusto Legnani, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital.

Residencia Medica Oftalmologia Umuarama3

Essas iniciativas dos dois hospitais aumentam a capacidade de atendimento à população e atraem médicos de várias regiões do Brasil para se especializarem na cidade. Isso estabelece um ciclo virtuoso de desenvolvimento contínuo, onde prática, pesquisa e conhecimento avançam juntos, beneficiando diretamente a sociedade.

Os programas de residência são um grande trunfo para a cidade, destacando-a não apenas como um polo importante de prestação de serviços médicos, mas como uma vanguarda no ensino e na especialização em saúde ocular, preparando uma nova geração de profissionais altamente qualificados para atenderem com eficácia e inovação.

Outras residências médicas na cidade

Umuarama tem pelo menos outras 15 residências médicas, em múltiplas especializações, oferecidas nos hospitais Cemil, Norospar, Nossa Senhora e Uopeccan. São áreas como cirurgia geral, clínica médica, ortopedia e traumatologia, medicina intensiva, ginecologia e obstetrícia, anestesiologia, pediatria e neonatologia, entre outras.

A cidade também tem um curso de medicina, na Unipar (Universidade Paranaense). Todos os anos são oferecidas 110 vagas, que também atraem estudantes de vários estados brasileiros.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas