Redação Publisher do OBemdito

Fevereiro traz alinhamento planetário e chuva de meteoros

O mês inteiro será favorável para observações celestes

Foto ilustrativa: Starwalk Space
Fevereiro traz alinhamento planetário e chuva de meteoros
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 13h30 - Modificado em 4 de fevereiro de 2025 às 13h30

Alinhamento planetário em fevereiro promete um espetáculo no céu noturno. Documentos da NASA e do Observatório do Valongo, da UFRJ, detalham uma série de fenômenos astronômicos observáveis ao longo do mês.

Vênus estará no ponto mais brilhante do ano logo após o pôr-do-sol, enquanto Marte e Júpiter também se destacarão nas noites de fevereiro. O mês inteiro será favorável para observações celestes.

No dia 8, o céu ficará iluminado pela chuva de meteoros Alfa Centauridas, visível a olho nu em áreas com pouca luz, na direção sul. Além disso, Vênus atingirá seu brilho máximo no dia 16, proporcionando um verdadeiro show astronômico.

O alinhamento planetário permitirá a observação de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Urano e Netuno também estarão no céu, mas não serão visíveis a olho nu.

Entre os eventos destacados pelo guia de efemérides astronômicas da UFRJ estão a conjunção da Lua com Vênus no dia 1º, com Júpiter no dia 6 e com Marte no dia 9. A Lua ainda formará uma conjunção com a estrela Antares, na constelação de Escorpião, antes do amanhecer do dia 21.

Alinhamento planetário em fevereiro e outros fenômenos garantem um mês repleto de eventos para os amantes da astronomia.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas