Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Prefeitura busca parcerias para projetos com cursos de engenharia e arquitetura

Representantes dos cursos de engenharia e arquitetura participaram da reunião onde a Prefeitua buscou parceria para projetos estratégicos

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Prefeitura busca parcerias para projetos com cursos de engenharia e arquitetura
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 10h10 - Modificado em 7 de fevereiro de 2025 às 10h10

Em Umuarama, a Prefeitura busca parcerias para desenvolver projetos nas área de engenharia e arquitetura. Neste sentido, a equipe da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos reuniu-se com representantes dos cursos de engenharia e arquitetura das universidades que atuam em Umuarama.

A medida atende a um pedido do prefeito Fernando Scanavaca, para discutir parcerias na elaboração de projetos estratégicos do município. O encontro foi realizado na última segunda-feira (2), na sala de reuniões da Prefeitura.

“Discutimos sobre a possibilidade de estabelecermos parcerias entre o município e as universidades para que o corpo técnico dos cursos auxiliem nossa equipe na elaboração de projetos importantes, que representarão melhorias significativas em vários setores”, explicou o secretário de Obras, Renato Caobianco.

Essa parceria entre a Prefeitura e as instituições de ensino superior foi uma promessa de campanha do prefeito que está sendo cumprida, no objetivo de elaborar um método de trabalho para estabelecer parcerias e apresentar as demandas.

“Era uma das minhas propostas trazer o conhecimento técnico das universidades para a nossa administração e proporcionar o desenvolvimento prático para os universitários, que poderão acompanhar todas as fases da concepção e execução dos conceitos estudados em teoria, nas instituições, dentro das obras municipais”, avaliou Scanavaca.

Presentes na reunião

O encontro teve presença dos professores Everlei Câmara e César Hoffman da Universidade Paranaense (Unipar), Olindo Savi, Alan Espessato, Aline Zito e Vanessa Gonçalves, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o professor Cláudio Mangini, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, e teve ainda a participação do diretor de Projetos Técnicos do município, Gustavo Bacaro, além do secretário Renato Caobianco.

Os professores Everlei e Aline também representaram a Aenopar (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná) e César Hoffman participou como conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). Everlei agradeceu e parabenizou o prefeito pelo cumprimento do compromisso de campanha.

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas