
12ª Regional de Saúde de Umuarama tem 284 casos de dengue confirmados
No informativo desta terça-feira a 12ª RS apresentou 284 casos de dengue. São 113 casos a mais que a semana anterior


A Regional de Saúde de Umuarama está com 284 casos de dengue confirmados. O número consta no novo informe semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (11). Os dados são de responsabiliadde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental. No Paraná, foram registrados mais 1.156 casos da doença.
Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 21.765 notificações, 3.725 diagnósticos confirmados e um óbito em decorrência da dengue. No total, 356 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 187 possuem casos confirmados.
As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (1.287); 17ª RS de Londrina (633); 13ª RS Cianorte (355); 12ª RS de Umuarama (284) e 15ª RS Maringá (191).
Regional de Umuarama com 284 casos de dengue
A 12ª Regional de Saúde (RS) de Umuarama está com 284 casos de dengue confirmados. No boletim anterior eram 171 casos, ou seja, em uma semana mais 113 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença. Há 701 casos suspeitos aguardando resultados de exames.
A Regional de Umuarama está com 5 casos de dengue com sinais de alarme (D.S.A.). Nenhum caso de dengue grave e nenhum óbito foram registrados na 12ª RS neste ano epidemiológico (que passou por alteração, confirma no final da reportagem).
Outras arboviroses
A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram contabilizados 108 casos confirmados de Chikungunya, com um total de 388 notificações da doença no Estado. No que se refere ao Zika Vírus, até agora foram registradas 10 notificações e nenhum caso foi confirmado.
Confira o Informe Semanal completo AQUI . Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.
Boletim da dengue teve alteração
Desde o dia 4 de fevereiro a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) alterou o boletim de divulgação de casos de dengue no estado. O novo formato de contagem passa a somar as confirmações da doença de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
“Antes, o boletim somava os casos confirmados, suspeitos e as mortes por dengue de julho de um ano até agosto do ano seguinte por conta do período sazonal da doença. Mas essa não é mais a realidade”, divulgou a Secretaria de Saúde.
Desde 2020, o estado confirma os casos ao longo de todo o ano, sendo quase 90% deles no primeiro semestre. Além disso, o Ministério da Saúde também utiliza o padrão agora adotado pela Sesa, o que facilita o alinhamento dos números junto ao governo federal.
Beto Preto, secretário de Estado da Saúde, falou sobre a mudança. “A dengue deixou de ser uma doença sazonal. Ela ocorre durante todo o ano, com picos de casos nos primeiros meses. Estamos trabalhando em várias frentes, e essa mudança trará mais clareza, permitindo o acompanhamento dos dados e servindo de alerta e cuidado”.