Ítalo Fábio Casciola Publisher do OBemdito

No início da década de 1970, recém fundada Sociedade Rural lançou a Expo Umuarama

Com recordes de público no início, a Exposição Feira Agropecuária foi a prova de que a cafeicultura havia falido após a Geada Negra...

Foto: Acervo Ítalo Fabio Casciola
No início da década de 1970, recém fundada Sociedade Rural lançou a Expo Umuarama
Ítalo Fábio Casciola - OBemdito
Publicado em 16 de fevereiro de 2025 às 11h12 - Modificado em 16 de fevereiro de 2025 às 14h12

A mais bem sucedida ideia de todos os tempos na Capital da Amizade é indiscutivelmente a criação da Expo Umuarama (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial), no início da década de 1970.

Rapidamente, a feira se tornou consagrada como um dos maiores eventos não só aqui no noroeste paranaense mas no Sul do País, servindo como vitrine da riqueza agropecuária e passarela de espetaculares shows da música brasileira.

Além disso, é prova inconteste de sua longevidade pois neste 2025 está celebrando 50 anos – meio século de sucesso!!!

É oportuno lembrar que até a década de 1970, a cafeicultura reinava absoluta no Paraná, que ganhou notoriedade internacional como maior exportador do ‘ouro verde’ do Brasil. E Umuarama fazia parte desse mapa produtivo, pois a cidade surgiu com a abertura de grandes fazendas de café aqui no imenso território colonizado pela Cia Melhoramentos.

Mas esse reinado veio abaixo em 1975, com a terrível Geada Negra que destruiu todos os cafezais, causando imensos prejuízos e o terrível êxodo rural com milhares de colonos fugindo da miséria para outras regiões do País.

Estava decretado o fim do ciclo do café… E quem ficou aqui no Noroeste, tinha que escolher uma nova alternativa para ocupar as terras abandonadas e para sobreviver. Já nessa época existia a criação de gado, mas ainda em pequena escala.

E foi daí que foi definido o destino de Umuarama e de outros municípios dos arredores: investir em pecuária, arrancando os cafezais queimados pela geada brutal e plantando pastagens para a alimentação das boiadas. Essa mudança foi radical e em pouco tempo as paisagens da zona rural estavam todas verdes e habitadas por milhares de bois.

Exapiu foi o primeiro nome da exposição

Com essa prosperidade é que surgiu a Sociedade Rural de Umuarama, fundada por um grupo de pioneiros pecuaristas, que tiveram a visão de criar a Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama, ostentando a sigla Exapiu.

A bem da verdade, muita gente estranhou a ‘pronúncia’ dessa abreviatura, dava um som esquisito – diziam… No que a gente tem que concordar, basta comparar com Expo Umuarama, uma nominação mais sonora e simpática. É que no início da mostra não existia marketing, criatividade promocional e nem sequer assessoria de imprensa…

Mas a radical mudança só aconteceu no início do século 21, quando foi lançado o belo e famoso slogan ‘Expo Umuarama’, que faz sucesso até hoje. O genial é que além de nominar a grande festa, promove a cidade de Norte a Sul do Brasil e até nos países vizinhos.

Em janeiro de 1974, tiveram início os preparativos para a realização da primeira edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama.

Numa reunião entre os dirigentes da Sociedade Rural e da Prefeitura ficou decidido que ela aconteceria nos dias 16 a 24 de fevereiro de 1974, mesma data em que seria inaugurado simultaneamente o Parque de Exposições, às margens da rodovia PR-323, que desde o ano anterior já estava em construção.

Outro detalhe: Durante mais de uma década a Exposição Feira era organizada e dirigida pela Prefeitura de Umuarama.

403639995 300926946100489 7353686017016581421 N

(ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas