
Jair Bolsonaro convoca protestos contra o governo Lula em 16 de março
A convocação de Bolsonaro para os atos surge em um momento de polarização política no Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo convocando a população para atos em diversas cidades do Brasil no próximo dia 16 de março. A mobilização já tem presença confirmada em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde Bolsonaro estará ao lado do pastor Silas Malafaia e outras lideranças políticas.
Os protestos visam questionar a gestão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e trazem uma agenda de pautas políticas. Entre os temas destacados por Bolsonaro, estão a defesa da liberdade de expressão e segurança, além de pautas como o “Fora Lula 2026” e a “Anistia Já”.
Jair Bolsonaro alertou os manifestantes sobre a importância de verificar os organizadores e as pautas dos protestos em outras cidades para garantir a adesão aos ideais do movimento.
A convocação do ex-presidente para os atos surge em um momento de polarização política no Brasil. Enquanto Jair Bolsonaro foca no “Fora Lula 2026”, outras figuras da política brasileira, como a deputada Carla Zambelli, pedem o impeachment do atual chefe do executivo federal. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, outras capitais brasileiras também devem sediar manifestações no mesmo dia, focando na pauta de anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
A organização dos atos está sendo coordenada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), junto com presidentes do PL nos estados e no Distrito Federal. A manifestação promete ser um marco na oposição ao governo de Lula e poderá influenciar o cenário político nacional.
(OBemdito com informações Luiz Bacci)