Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Motorista usa 2 vagas para estacionar e recebe bilhete com preservativo

"Toma... Não se reproduza mais. Você estaciona muito mal"

Foto: Colaboração/ Umuarama que eu quero
Motorista usa 2 vagas para estacionar e recebe bilhete com preservativo
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 17h36 - Modificado em 20 de fevereiro de 2025 às 08h06

Uma cena de desrespeito no trânsito gerou indignação na manhã desta terça-feira (18), na avenida Brasil, em Umuarama. O motorista de um Honda Civic usou duas vagas para estacionar o veículo, deixando outras pessoas sem espaço em uma das artérias mais movimentadas do centro.

Mas a atitude não ficou por menos. O dono da ‘façanha’ recebeu pelo menos dois bilhetes nada amistosos no para-brisa do automóvel. Um deles estava acompanhado de um preservativo (ao que tudo indica, intacto). No papel, a lapada: “Toma… Não se reproduz, você estaciona muito mau (sic)”. Outro bilhete ironizou: “Aprende a estacionar, legalzão”.

Como se vê, o autor do bilhete também cometeu uma derrapada, no português. Ou melhor, duas. O correto é mal (antônimo de bem), e não mau (antônimo de bom). O verbo reproduzir deveria estar no imperativo afirmativo conjugado na terceira pessoa do singular (você). Mas deixa esses detalhes para lá.

Vamos seguir com a matéria.

Além da revolta popular, a conduta de usar duas vagas para estacionar é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme preconiza o artigo 181 do CTB, estacionar ocupando mais de uma vaga pode resultar em multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

Leia também – Como gastar menos com ar condicionado: pare agora mesmo de jogar dinheiro no lixo

Leia também – Melhor horário para lavar roupa na máquina e economizar no final do mês

Usar duas vagas para estacionar gera transtornos

Basta andar pelas ruas e avenidas de Umuarama para saber que o condutor (ou condutora) do Honda Civic não é uma exceção. Este tipo de irregularidade no trânsito é constante, o que irrita ainda mais quem sofre para encontrar local de parada regular.

A cidade deixou de ter estacionamento rotativo regulamentado. A falta de conscientização de alguns motoristas agrava a situação, gerando indignação entre aqueles que respeitam as regras de trânsito.

A prática de estacionar de forma indevida compromete a mobilidade urbana e prejudica outros condutores. As autoridades de trânsito (Polícia Militar e Guarda Municipal) recomendam que os motoristas redobrem a atenção ao estacionar, garantindo que o veículo esteja devidamente posicionado dentro da vaga.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas