
PRF apreende bitrem carregado com 500 mil maços de cigarros em Alto Paraíso
O carregamento de cigarros contrabandeados estava sob uma fina camada de milho. O condutor correu para o mato e não foi mais localizado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um bitrem carregado com 500 mil maços de cigarros contrabandeados em Alto Paraíso. A apreensão aconteceu por volta das 7h desta terça-feira (18). O carregamento ilegal de cigarros foi flagrado durante fiscalização no km 6 da BR-487, a Estrada Boiadeira.
Durante a abordagem a um conjunto bitrem de sete eixos, o condutor apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Além disso, o caminhoneiro entregou os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) impressos em papel A4. O homem foi questionado e disse que transportava milho em grãos, mas admitiu que também havia pneus contrabandeados.
No momento em que a equipe policial federal solicitou que o veículo fosse deslocado até a plataforma de fiscalização, o motorista fugiu a pé. Ele abandonou a combinação veicular e documentos. Os PRFs fizeram buscas, mas o condutor conseguiu se esconder na vegetação próxima à rodovia.
Os agentes fizeram a vistoria e constataram que sob uma fina camada de milho havia um carregamento de aproximadamente 500 mil maços de cigarros. Por serem produtos de origem estrangeira, ficou configurado o crime de contrabando. Além disso, os policiais identificaram a adulteração da placa em um dos semirreboques.
Diante dos fatos, o bitrem carregado com os cigarros foi encaminhado à Receita Federal de Guaíra para os procedimentos cabíveis. Os crimes apurados são: contrabando (pena de reclusão de 2 a 5 anos) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (pena de reclusão de 3 a 6 anos).
A PRF atua no combate ao crime e reforça a importância das fiscalizações para a segurança viária e a proteção da economia nacional.
