
Doadores de sangue são convocados para regularizar estoques antes do Carnaval
O Hemonúcleo da 12ª Regional de Saúde, localizado em Umuarama divulgou os dias de funcionamento no período de carnaval


Os doadores de sangue estão sendo convocados Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tentativa de regularização de estoques antes do carnaval. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e as 23 unidades da Hemorrede pedem ajuda dos paranaenses para que agendem e doem sangue.
O chamamento é reforçado especialmente com a proximidade do Carnaval. Isso ocorre porque a demanda por sangue costuma aumentar nesta época nos 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos atendidos com as doações.
O Hemonúcleo da 12ª Regional de Saúde, localizado em Umuarama, divulgou os dias de funcionamento durante o ponto facultativo. Na segunda (3/3) e na Quarta-Feira de Cinzas (5/3) haverá coletas na unidade e os doadores de sangue podem comparecer. Apenas na terça (4/3) o banco de sangue da Capital da Amizade estará fechado. Há alguns dias o Hemonúcleo da 12ª Regional estava com o estoque baixíssimo e pediu o apoio de doadores de sangue do tipo ‘O’ positivo.
“O número de traumas infelizmente aumenta durante os feriados e por isso as doações de sangue são fundamentais. Não há substituto para o sangue. Convocamos a todos os paranaenses que estejam aptos a doar, que agendem a doação de sangue na unidade mais próxima da sua casa para continuarmos salvando vidas”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O Hemepar ressalta que, devido à validade das bolsas de sangue, e também visando um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem as doações com antecedência. Esse agendamento pode ser feito online, por meio do site da Sesa ou telefone e WhatsApp das unidades. Os contatos podem ser encontrados AQUI.
Quem pode doar
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
Os doadores de sangue devem pesar no mínimo 51 quilos, estar descansados, alimentados e hidratados. Os voluntários devem evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação. Além disso, precisam apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Doadores de sangue x necessidade da Hemorrede
No ano passado, a Hemorrede registrou 202.179 doações, numa média de mais de 16,8 mil doações por mês. Somente este ano, já foram registradas 30.671 doações até esta segunda-feira (24). O sangue captado pelas unidades é utilizado para atender a demanda de 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.
“Cada doação produz em média 450 ml a 470 ml de sangue e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes que são as hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que é um plasma fresco congelado, por isso cada bolsa ajudar a salvar até quatro vidas”, disse a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.