Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Moradora do Sonho Meu realiza projeto social na própria casa: ‘Provisão vem de Deus’

Apesar do grande número de participantes, o projeto acontece na sala da casa de Paula Fernanda Barão

Moradora do Sonho Meu realiza projeto social na própria casa: ‘Provisão vem de Deus’
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 16h41 - Modificado em 27 de fevereiro de 2025 às 08h34

Desde 2017, um projeto no bairro Sonho Meu II tem mudado a vida de crianças de diferentes classes sociais. Criado a partir de uma célula evangelizadora, o Tempo de Alegria atende 40 crianças de 4 a 12 anos com atividades recreativas, apoio escolar e evangelização.

“No reforço escolar, buscamos tarefas dinâmicas, sem peso excessivo, para trazer mais alegria ao ensino. Também comemoramos datas especiais e aniversários”, conta a idealizadora do projeto, Paula Fernanda Ker da Silva Barão.

Apesar do grande número de participantes, o projeto acontece na sala da casa de Paula. Casada e mãe de duas meninas, de 4 e 12 anos, ela abre as portas de sua residência para acolher as crianças.

A iniciativa, que ganhou força nos últimos quatro anos, surgiu há sete anos, quando ela começou um trabalho de evangelização pela igreja que frequenta com o esposo.

Com o apoio de amigas, Paula iniciou os encontros às quartas-feiras, reunindo cerca de 60 crianças. Com o tempo, deixou a igreja, mas manteve o projeto, que passou a acontecer aos sábados, das 14h30 às 17h.

“Vimos a necessidade de um trabalho social porque muitas crianças tinham problemas em casa ou eram muito agitadas. Saímos da igreja, mas não conseguimos deixá-las, pois criamos um vínculo”, relata.

Impacto do projeto Tempo de Alegria na comunidade

Desde então, os resultados têm sido notáveis. Paula explica que algumas crianças são filhos de pais separados, mas muito espaçados. Outras fazem parte de famílias bem estruturadas, mas que, muitas vezes, não têm opções de lazer ou outras atividades.

“Escolhemos o sábado porque é o dia em que todos estão em casa. Aqui não há área de lazer, então, durante esse período, as crianças ficam comigo. Muitos pais são esforçados e buscam o melhor para os filhos. Não as tratamos como crianças carentes, mas como crianças aproveitando um tempo de qualidade”, destaca.

Manutenção do projeto

Sem apoio público, o Tempo de Alegria se sustenta com recursos próprios e doações da comunidade e de empresários. Paula, que é evangélica, também viabiliza lanches e pequenos presentes para os participantes.

“A provisão vem de Deus. Eu não conheço muita gente, mas Ele envia pessoas para ajudar. Empresas têm se oferecido para contribuir com lanches e outras necessidades”, conta.

Atualmente cursando pedagogia, ela planeja ampliar o espaço. Nos próximos dias, cobrirá uma área nos fundos da casa para dividir as turmas.

“Precisamos melhorar o espaço. Temos um local no fundo da casa onde gostaríamos de montar uma escolinha, mas falta estrutura. Vamos improvisar para organizar melhor as atividades”, explica.

Transformação e acolhimento

O projeto Tempo de Alegria não apenas oferece recreação, reforço escolar e evangelização, mas também resgata crianças de situações vulneráveis. “Recebemos relatos de pais cujos filhos estavam prestes a entrar para o tráfico de drogas. A convivência com a família e o desempenho escolar melhoraram muito”, afirma Paula.

As crianças também encontram um ambiente acolhedor. Paula e as amigas que auxiliam no projeto fazem questão de comemorar aniversários, decorando o espaço e organizando pequenas festas.

“Durante a célula, tive muitas amigas que ajudaram muito. Hoje, conto com minha prima, Larissa Carrião, que é médica, e com Michele, que faz estágio aqui. Sou muito grata a elas e a todos que Deus colocou em meu caminho”, destaca.

Como participar do projeto Tempo de Alegria

Mesmo com espaço limitado, o projeto ainda tem vagas. Os pais interessados devem comparecer ao local aos sábados para inscrever os filhos. “Reiniciamos as atividades no último sábado, então ainda temos algumas vagas. Aqui é como coração de mãe, sempre cabe mais um”, convida.

O “Tempo de Alegria” está localizado na Rua Basílio da Gama, 1109, Sonho Meu II. Mais informações estão disponíveis no Instagram do projeto. “Quem quiser ajudar também será bem-vindo, seja com apoio nas atividades ou doações”, conclui Paula.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas