Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Campanha Fica Leão busca convencer pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do Imposto de Renda

A ação busca aumentar a destinação do Imposto de Renda para apoio a idosos, crianças e adolescentes

Fotos: Assessoria
Campanha Fica Leão busca convencer pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do Imposto de Renda
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 1 de março de 2025 às 13h59 - Modificado em 1 de março de 2025 às 13h59

A campanha Fica Leão 2025 foi lançada nesta semana em Umuarama no auditório do Sicoob Arenito. A iniciativa é realizada pelo Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e parceiros. O objetivo é conscientizar pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte de seu Imposto de Renda (IR) devido. As entidades beneficentes que cuidam de crianças, adolescentes e idosos do município são as beneficiárias.

Os organizadores querem que recursos na arrecadação dos impostos sejam transferidos diretamente para a União. Um dos grandes parceros da campanha é o Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região (Sincouma).

“Para se ter uma ideia, a capacidade de arrecadação de recursos do IR em Umuarama para 2025 é estimada em R$ 7 milhões. Isso representaria um aporte de R$ 3,5 milhões para os fundos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). E mais R$ 3,5 milhões para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)”, explica Valcir Simão, presidente do CDU.

A vice-prefeita de Umuarama, Márcia Bononi, participou do evento e falou sobre a importância da campanha Fica Leão.

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Umuarama tem grande potencial

Um levantamento apresentado no evento indica que em 2023 o potencial local de arrecadação do IR era de pouco mais que R$ 5,2 milhões, com 7.621 contribuintes. Francisco Bosch, da Câmara Técnica de Assuntos Comunitários do CDU, falou sobre o assunto.

“Por meio da campanha Fica Leão, que teve apoio de dezenas de entidades e centenas de voluntários engajados, conseguimos que 419 deles destinassem o imposto devido às entidades, totalizando R$ 530.554,85. Isso representa 10,1% do montante que poderíamos ter retido para uso direto nas entidades beneficentes conveniadas à Secretaria Municipal de Assistência Social”, detalhou.

Em 2024 houve um aumento de exatamente 1% no valor do dinheiro do IR destinado às instituições. O repasse foi de R$ 664.298,21. “É claro que ficamos muito felizes com esse acréscimo de mais de R$ 130 mil, mas temos certeza de que podemos mais”, disse Bosch.

Ele finalizou afirmando que “é exatamente por isso que estamos contando com a participação cada vez maior da sociedade organizada, da imprensa e principalmente dos contabilistas, contadores e profissionais de finanças responsáveis por fazer as declarações de Imposto de Renda”.

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Fica Leão: união por quem precisa

Na campanha, os empresários (PJ) e os trabalhadores (PF) destinam até 6% do tributo devido para entidades locais. Els precisam fazer a Declaração de IR – Modelo Completo.

“É importante destacar que tomar esta atitude de destinar parte do imposto para a assistência social não vai mudar em nada o valor devido. Por exemplo, se você tem R$ 5 mil para pagar de IR, na hora de fazer a declaração você opta por destinar R$ 300 para o fundo municipal de sua escolha [CMDCA ou CMDPI]. Como afirmamos, sua destinação cria oportunidades”, frisa Simão.

Presidente do Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região), Sergio Haber garantiu apoio total à campanha Fica Leão. “Toda nossa diretoria está à disposição para visitarmos profissionais, escritórios e autônomos que fazem a declaração de imposto de renda, argumentando a grande importância de nos unirmos pelo desenvolvimento social de Umuarama”, registrou.

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Mais parceiros

A ação Fica Leão tem a Prefeitura de Umuarama como gestora dos recursos destinados aos conselhos municipais. A campanha conta com o suporte de entidades que atuam na luta para a evolução da cidade. Entre elas está a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).

“Temos de seguir bons exemplos de outros municípios, que conseguiram criar, divulgar e manter a cultura colaboradora entre os moradores. Temos que fazer nossa parte para contribuir com o bem-estar de nossas crianças, adolescentes e idosos”, pontuou Miguel Fuentes Romero Neto, presidente da Aciu.

Fábio Viar, superintendente do Sicoob Arenito, acrescentou que a campanha Fica Leão tem o mesmo alicerce e foco da cooperativa financeira. Promover o desenvolvimento econômico e social do município faz parte do cooperativismo. “Para nós, do Sicoob, é sempre uma honra podermos incentivar e apoiar iniciativas como esta. E nossa expectativa é a de que este ano o índice de arrecadação será um recorde”, afirmou.

(Com Assessoria)

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