
Lula avalia nome de Boulos para secretaria-geral da presidência, segundo jornal
A nomeação de Boulos é vista como uma estratégia do presidente para fortalecer laços com os movimentos populares


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está considerando o nome de Guilherme Boulos (PSOL) para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo.
Boulos, líder do MTST, é cogitado para substituir Márcio Macêdo, atual titular da pasta. A Secretaria-Geral tem papel crucial na comunicação entre o governo e movimentos sociais, função que se alinha à trajetória de Boulos. Em conversas com aliados, Lula mencionou o nome do deputado como possível futuro ocupante do cargo.
A nomeação de Boulos é vista como uma estratégia do presidente para fortalecer laços com os movimentos populares, uma vez que ele tem grande representatividade no campo social. A decisão também ocorre após mudanças na equipe do governo, como a saída de Alexandre Padilha do Ministério da Saúde e a nomeação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais.
Além de Boulos, outro nome mencionado para a Secretaria-Geral é o do advogado Marco Aurélio Carvalho. Coordenador do grupo Prerrogativas, ele foi um dos principais defensores de Lula durante a Operação Lava Jato. Embora tenha sido cotado para diversos cargos no governo, a entrada de Carvalho ainda não foi confirmada.
Esta não é a primeira vez que o nome de Boulos surge para integrar o governo. Em 2020, ele foi escolhido por Lula para disputar a Prefeitura de São Paulo, cargo que acabou ficando com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
A medida é vista pelos partidos de centro como um isolamento de Lula, que tem preferido companheiros aliados à sua ideologia partidária, em detrimento de um governo de frente ampla.
(Com informações Folha de São Paulo)