Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama muda sistema de concessão e assume o transporte público urbano

Com a mudança, o município será dono das circulares e contratará uma empresa para fazer a gestão do serviço

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Prefeitura de Umuarama muda sistema de concessão e assume o transporte público urbano
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 19 de março de 2025 às 12h56 - Modificado em 19 de março de 2025 às 15h39

A Prefeitura de Umuarama anunciou mudanças no sistema de transporte público da cidade. O modelo atual de concessão será substituído por uma gestão direta, com a prefeitura assumindo a posse da frota de ônibus e contratando uma empresa para administrar o serviço.

Atualmente, o transporte é operado por uma empresa privada, que é responsável tanto pela frota quanto pela gestão do serviço. No novo formato, a prefeitura será dona dos veículos e contratará uma empresa para fazer a gestão. A mudança visa reduzir os custos com manutenção e melhorar a qualidade do serviço.

“O projeto foi idealizado pelo prefeito Fernando Scanavaca e tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado à população e reduzir os custos”, afirmou Valdecir Gonçalves Capelli, secretário da pasta de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).

Aquisição de novos veículos

A prefeitura já iniciou a compra de novos ônibus e micro-ônibus. “Neste primeiro momento, compramos oito veículos: três ônibus e cinco micro-ônibus. Já licitamos e a empresa vencedora está em fase de contrato. Temos a previsão de comprar mais dois ônibus, e o restante será adquirido em 2026”, explicou Capelli.

Ainda não há um número exato de veículos necessários para atender a demanda, mas a prefeitura deverá alugar veículos temporariamente até que um estudo conclua a quantidade ideal de ônibus.

“Estamos fazendo estudos para melhorar o serviço. Isso pode envolver aumentar o número de ônibus ou ajustar os horários. Tudo será definido com base no edital”, destacou o secretário.

Contrato com a Viação Umuarama

Atualmente, o serviço de transporte é operado pela Viação Umuarama, por meio de um contrato emergencial, que vence em junho deste ano. A prefeitura buscará renovar o contrato de forma emergencial até que a nova frota seja entregue.

“Assim que o edital for lançado e a empresa ganhadora assumir a gestão, ela cuidará dos ônibus adquiridos pela prefeitura. Até lá, uma renovação emergencial pode ser necessária para garantir a continuidade do serviço. A previsão é de que a mudança ocorra ainda neste ano. Tudo vai depender da chegada dos ônibus que foram adquiridos”, explicou Capelli.

Recursos para a aquisição da frota do transporte público

Para financiar a compra dos veículos, a prefeitura obteve recursos a fundo perdido do governo estadual, no valor de R$ 15 milhões. O restante será obtido por meio de outras fontes de financiamento e emendas parlamentares.

“Os ônibus adquiridos são de alta qualidade, com ar condicionado e possivelmente wi-fi. São veículos de primeira linha”, afirmou Capelli.

Melhorias no serviço e tarifação

A nova gestão do transporte público poderá incluir a ampliação do número de linhas e ajustes nos horários. A prefeitura está realizando um estudo para otimizar a cobertura das linhas e atender bairros atualmente não atendidos.

“Precisamos trazer os usuários de volta ao transporte público. O objetivo é transportar um maior número de pessoas e melhorar a acessibilidade”, destacou o secretário.

Apesar das melhorias, a tarifa de R$ 4 não deverá ser alterada. “O prefeito não cogita aumentar a tarifa. Porém, não será possível reduzi-la devido aos custos. A intenção é diminuir o valor repassado à Viação Umuarama e redirecionar esses recursos para áreas como saúde e educação”, completou.

Infraestrutura e integração do sistema de transporte público

Além da renovação da frota, a prefeitura planeja melhorias no sistema de integração das linhas. Embora novos terminais não estejam previstos para o momento, a prefeitura estuda a criação de pontos de embarque descentralizados.

“A ideia é criar pontos de integração, onde vários ônibus possam fazer a conexão. Tudo será feito por meio de um cartão de usuário”, finalizou Capelli.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas