
50 longos anos reportando a história da icônica Expo Umuarama!
Uma vida inteira documentando os grandes momentos da nossa mostra agropecuária


Neste momento em que comemoro comigo 70 anos bem vividos, sinto-me um felizardo em estar vivenciando também a festa dos 50 anos da criação da maravilhosa Expo Umuarama. Este é o maior evento da Capital da Amizade de todos os tempos! Literalmente de todos os tempos, pois ela vem acontecendo retumbante desde 1974.
Naquela época estava em início de carreira na atividade jornalística (comecei em 1967 na antiga Gazeta de Umuarama). No ano que teve início a Exapiu eu estava à frente da redação do jornal Ilustrado.
Portanto, posso dizer transpirando felicidade que passei a vida inteira reportando, colunando e cronicando. Além disso, documentando e historiando para a posteridade os grandes momentos de Umuarama e da Exposição Feira durante essa longa jornada!!!
Reconheçam ou não, é fato! É raro dedicar uma vida inteira a esta profissão, que considero uma arte! Neste tempo, foram muitas atividades na mídia em que me senti realizado. No entanto, a eterna cobertura da Expo Umuarama no decorrer de meio século está entre as metas cumpridas com sucesso. Não faltei um ano sequer, todas as Feiras Agropecuárias eu reportei. Enaltecendo os acontecimentos que a tornaram um dos maiores e mais conhecidos eventos agropecuários do Brasil!

Centenas de arquivos da Expo Umuarama
E essas centenas de reportagens estão nos arquivos de jornais locais. E também de outras grandes cidades dos quais participei como repórter em suas sucursais aqui sediadas. Reportagens que hoje são documentos que relatam detalhadamente a história da nossa admirável Expo Umuarama.
As novas e futuras gerações vão conhecer os fatos memoráveis que marcaram meio século dessa forte mina de ouro econômica para nosso município e para o Paraná. Afinal, aqui é a Capital do Boi!

São tantos fatos memoráveis. Muitos deles tenho narrado em crônicas publicadas aqui em OBEMDITO. Estes fatos alinhados serão uma rica fonte para um livro da nossa Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama, a nossa Expo Umuarama! Afinal, jornalismo se torna uma arte quando documenta para o futuro os fatos do cotidiano. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)
