Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Atrações educativas marcam a fazendinha na Expo Umuarama

O local, que representa uma propriedade agropecuária, reúne experiências e pesquisas de instituições de ensino

Foto: Assessoria EXpo Umuarama
Atrações educativas marcam a fazendinha na Expo Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 21 de março de 2025 às 12h55 - Modificado em 21 de março de 2025 às 12h55

A Fazendinha da Expo Umuarama é um dos locais mais visitados do evento. Localizado no Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega, o espaço, com 1 hectare, é um verdadeiro laboratório a céu aberto e uma das atrações educativas da Exposição. Organizado pelo IDR-Paraná, em parceria com a Sociedade Rural de Umuarama, o projeto é um ponto de encontro entre o rural e o urbano.

O local, que representa uma propriedade agropecuária, reúne experiências e pesquisas de instituições como UEM, Unipar e Colégio Estadual Agrícola de Umuarama. Uma das atrações educativas principais são as réplicas de dinossauros. Elas fazem referência aos fósseis encontrados em Cruzeiro do Oeste, município do Paraná.

No aspecto educativo, a Fazendinha é um centro de aprendizado. A Unipar contribui com um jardim sensorial, onde os visitantes experimentam diferentes cheiros e texturas de plantas. Além disso, o público pode conferir exposições de morcegos, maquetes de lavouras e propriedades rurais, e até um sistema hidropônico para cultivo de alface. Também há uma horta tradicional e pequenas roças com milho, mandioca e banana.

Os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UEM e Unipar são destaque, com atividades que promovem a conscientização sobre o campo. No estande do Colégio Agrícola, é possível degustar mel produzido em um apiário administrado pelos estudantes.

Rafael Meier, gerente regional do IDR-Paraná, destaca a importância do projeto. “A Fazendinha é um palco de aprendizado, onde visitantes conhecem as raízes da cidade e a relevância do campo para sua existência”, diz ele.

(OBemdito com informações Assessoria Expo Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas