Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Nelore em alta na Expo Umuarama: Julgamento revela campeões e reforça genética de qualidade

O título de ‘Grande Campeão’ foi para o touro Mustang

Foto: Assessoria Expo Umuarama
Nelore em alta na Expo Umuarama: Julgamento revela campeões e reforça genética de qualidade
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 23 de março de 2025 às 17h18 - Modificado em 23 de março de 2025 às 17h18

A Expo Umuarama foi palco do julgamento da raça Nelore na tarde de sexta-feira, 21 de março. O evento, que atraiu pecuaristas de diversas regiões do Paraná, teve a participação de 61 animais, avaliados por especialistas da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O julgamento foi conduzido pelo zootecnista Horácio Alves Ferreira Neto.

Animais de diferentes idades e origens foram avaliados na pista de julgamento Cezare Pozzobom. O destaque ficou para a robustez e beleza dos exemplares, todos fruto de avanços na tecnologia genética. Entre os criatórios participantes estavam representantes de cidades como Foz do Jordão, São Jorge do Oeste, São Pedro do Paraná, Colorado, Telêmaco Borba, Ortigueira, Reserva, Assaí, além de Umuarama.

O julgamento levou em conta características genealógicas e temperamento dos animais. Entre os critérios de avaliação estavam imponência, vigor, ossatura leve, musculatura bem distribuída e docilidade. A Fazenda Marília, de Colorado, se destacou nas categorias ‘Posição Expositor’ e ‘Posição Criador’, com os maiores índices: 792 e 768, respectivamente.

O título de ‘Grande Campeão’ foi para o touro Mustang, do Rancho 1M, de Foz do Jordão, que pesa 800 quilos. Já a ‘Grande Campeã’ foi a vaca Evidência, da Fazenda Nelore Contatto, de Telêmaco Borba, com 588 quilos. O evento é um marco para o mercado de genética, sendo considerado essencial para o aprimoramento da raça.

Milton Gaiari, presidente da Sociedade Rural de Umuarama, destacou a importância do julgamento. Segundo ele, a Expo Umuarama é fundamental para a valorização da raça Nelore, predominante na região e no Paraná. “O julgamento impulsiona a troca de conhecimento entre os criadores e incentiva o avanço da qualidade dos rebanhos”, afirmou.

A Expo Umuarama, portanto, cumpre papel estratégico ao incentivar o aprimoramento da pecuária, gerando impacto positivo no mercado e nos resultados da produção.

(OBemdito com informações Assessoria Expo Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas