
Vacinação contra a gripe no Paraná é antecipada e começa na próxima terça-feira
A secretaria entregará 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai antecipar a vacinação contra a gripe no Paraná. A distribuição das doses começou na quinta-feira (27). A secretaria entregará 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde.
O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). Por outro lado, no Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.
“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Os profissionais da saúde aplicam a vacina em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml. O conteúdo é administrado na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
VACINAÇÃO
A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. Conforme a Sesa-PR, assim acontece a redução dos sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A princípio, o público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza. Estes grupos são: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Além disso, o Paraná obteve 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras. O estado ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses). Com isso, ficou atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).
“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios. Assim avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.
CENÁRIO
O 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios da Sesa-PR publicado em março deste ano traz dados da doença. O boletim registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza. Destes, quatro óbitos foram por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B.
(Informações: AEN)