Aplicativo ajuda consumidor a evitar diferença de até 300% no preço de chocolates na Páscoa
Ferramenta compara valores em tempo real e indica onde comprar mais barato
Imagine pagar R$ 28 em uma caixa de bombom e encontrar o mesmo produto por R$ 7 em uma loja logo ao lado? Situações como essa, comuns no período da Páscoa, podem ser evitadas com o uso do aplicativo Menor Preço, ferramenta desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). O software compara valores em estabelecimentos próximos e ajuda os paranaenses a economizar na compra de chocolates.
Com os preços em alta — ovos subiram 9,52%, bombons 13,58% e chocolates 27,09%, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) —, o aplicativo tem se tornado um aliado para quem não quer gastar mais do que o necessário. A empresária Juliana Seidel, 39, já começou sua busca por ofertas e usa o Menor Preço para monitorar valores.
“Com a alta nos preços, o aplicativo me mostrou locais com valores mais acessíveis, tornando a compra mais vantajosa”, diz Juliana, que pretende continuar acompanhando as variações nas próximas semanas.
Diferenças que impressionam
A disparidade de preços chega a ser surpreendente. Em Curitiba, uma caixa de bombons de 150 gramas pode variar 300% em um raio de 10 km.
“O Menor Preço vai facilitar a busca pelo chocolate nesta Páscoa, ajudando os consumidores a economizar”, afirma Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Com alguns toques, é possível comparar valores e escolher a melhor opção.”
Como funciona
Disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos (App Store e Google Play) e no site do Menor Preço, o software utiliza notas fiscais eletrônicas para atualizar sua base de dados em tempo real. O consumidor pode:
- Pesquisar produtos por nome ou código de barras;
- Filtrar por preço ou distância (de 1 km a 20 km);
- Montar uma lista de compras e ver em qual loja o total sai mais barato.
Em 2024, o app ganhou uma nova interface, mais intuitiva, e funções adicionais, como a possibilidade de marcar itens já comprados.
Nota Paraná integrada
O sistema é vinculado ao Nota Paraná, programa que incentiva a emissão de cupons fiscais. Toda vez que um estabelecimento emite uma nota, informações como nome do produto, valor e local de venda são repassadas ao Menor Preço, garantindo dados atualizados.
Para usar, basta habilitar o GPS do celular e fazer a busca. Assim, o consumidor evita pagar mais caro — e o coelho da Páscoa não precisa pesar no bolso.
(OBemdito com informações da AEN)





