
25º Batalhão de Umuarama realiza operação para combater a violência doméstica e familiar
A PMPR reforça que qualquer pessoa pode denunciar casos de violência doméstica que presenciar ou tiver conhecimento. Confira como fazer a denúncia!

O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Umuarama está realizando uma operação para combater a violência doméstica. A Operação Mulher Segura 2025 começou na terça-feira (1º/4). A iniciativa da Polícia Militar do Paraná (PMPR) visa fortalecer a prevenção e repressão qualificada à violência doméstica e familiar em todo o estado.
A operação tem como objetivo ampliar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade e reduzir os índices de violência. Para isso, os policiais realizarão ações estratégicas das Patrulhas Maria da Penha, fiscalização de medidas protetivas e atividades de conscientização.
Os dados registrados no 25º Batalhão da PMPR demonstram avanços significativos nas ações preventivas. Em 2024, as visitas comunitárias preventivas aumentaram em 345%, passando de 160 para 712 atendimentos. Da mesma forma, a fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPU) cresceu expressivamente, saltando de 8 para 181 fiscalizações.
Entretanto, no dia do lançamento da operação em Umuarama, os policiais militares atenderam uma situação de violência doméstica no Jardim Belverede. A moradora se trancou em um quarto de casa com o filho para evitar agressões. Veja aqui mais detalhes.
Denúncias de violência doméstica e familiar
A PMPR reforça que qualquer pessoa pode denunciar casos de violência doméstica que presenciar ou tiver conhecimento. O 25º BPM repassou os contatos para os moradores de Umuarama e de cidades de sua área de abrangência denunciarem.
As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 190, pelo aplicativo 190 ou pelo whatsapp do 25° BPM (44) 3622-5762. A polícia divulgou que o denunciante deve receber resposta rápida e eficiente por parte das autoridades.
Proteção da população feminina
A Operação Mulher Segura 2025 reforça o compromisso da PMPR com a proteção da população feminina. O trabalho de combate à violência doméstica e familiar está alinhado às diretrizes da legislação.
Duas normas legais que atuam diretamente nesse sentido são:
– Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) e
– Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei Estadual nº 21.926/2024)
De acordo com a PM, em Umuarama o trabalho acontecerá de forma contínua. Além disso, será integrado a outros órgãos de segurança e assistência, garantindo um atendimento humanizado e eficaz às vítimas.
(Informações: Comunicação Social do 25º BPM)