Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Reprovação a Lula sobe para 56% e atinge pior índice do mandato, aponta Quaest

O levantamento entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Reprovação a Lula sobe para 56% e atinge pior índice do mandato, aponta Quaest
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 2 de abril de 2025 às 12h42 - Modificado em 2 de abril de 2025 às 12h42

Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), mostra que a reprovação ao governo Lula subiu para 56%. O índice é o pior desde o início do mandato.O percentual representa um aumento de sete pontos em relação ao levantamento de janeiro, quando a avaliação negativa do presidente era de 49%.

Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros aprovam a gestão petista. Em janeiro, o índice era de 47%. Outros 3% não souberam ou não responderam. O levantamento entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Efeito das medidas econômicas

Essa é a primeira pesquisa após o pacote de medidas anunciado pelo governo. No início de março, Lula aprovou ações para reduzir o preço dos alimentos, apontado como fator crucial na desaprovação.

O presidente também tem intensificado viagens pelo país. Recentemente, divulgou iniciativas para ampliar o acesso ao crédito, incluindo o consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Reprovação a Lula cresce em vários segmentos

A reprovação ao governo cresceu em todas as regiões do país. No Nordeste, caiu para 52%, enquanto a desaprovação subiu para 46%. No Sul, a rejeição é maior: 64% contra 34% de aprovação.

Pela primeira vez, a desaprovação supera a avaliação positiva entre mulheres e pessoas pretas e pardas.

(OBemdito com informações Metrópoles)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas