
Curso fortalece ensino de matemática em escolas de tempo integral de Umuarama
A meta é modernizar a educação matemática e ampliar o desempenho dos alunos


Professores de escolas de tempo integral em Umuarama participaram, na última semana, de uma formação sobre a plataforma Matific. O curso teve foco no ensino de Matemática em tempo integral.
A formação reuniu educadores do 4º e 5º anos que atuam na Base Diversificada de Acompanhamento Pedagógico de Matemática. O treinamento foi conduzido pelas coordenadoras Silvia Watanabe e Elisangela Reis.
Participaram docentes das escolas Benjamin Constant, Carlos Gomes, Evangélica, Maria Augusta Amaral Picelli e Tempo Integral. O curso apresentou práticas inovadoras no ensino fundamental. A Matific é uma plataforma digital com foco em atividades gamificadas. Os professores exploraram recursos interativos para aplicar em sala de aula.
Durante o encontro, os docentes aprenderam a usar as ferramentas da Matific. Compartilharam também experiências sobre o ensino da disciplina e discutiram estratégias pedagógicas. Segundo a coordenadora Kátia Azevedo, a ferramenta estimula o raciocínio lógico. “A Matific incentiva a resolução de problemas de forma lúdica e intuitiva”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak, destacou a relevância da formação. “Capacitar professores com novas metodologias garante ensino alinhado às necessidades atuais”, disse. A proposta faz parte de uma política de inovação pedagógica. A meta é modernizar a educação matemática e ampliar o desempenho dos alunos nas escolas públicas.
A expectativa da Secretaria de Educação é que a Matific torne o ensino mais atrativo. Com atividades práticas e gamificadas, o engajamento dos estudantes tende a aumentar. A formação é um passo estratégico. Promove mais qualidade na aprendizagem matemática e fortalece a prática docente no ensino de tempo integral.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)