
Bancos fecham nesta sexta e reabrem apenas na terça-feira, 22; saiba como pagar contas
Mesmo com as agências fechadas, os clientes podem acessar todos os serviços por meios digitais


Os bancos estarão fechados nesta sexta-feira (18) e na próxima segunda (21), devido aos feriados da Sexta-Feira da Paixão e de Tiradentes. Com isso, não haverá atendimento presencial nesses dias. As instituições financeiras reabrem normalmente na terça-feira (22), nas cidades onde não houver feriado local ou ponto facultativo.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as compensações bancárias também não serão efetivadas durante os feriados. Isso inclui transferências via TED, que só poderão ser concluídas no próximo dia útil. Já o sistema PIX seguirá funcionando normalmente, com disponibilidade 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
Contas de consumo como água, luz e telefone, e boletos com vencimento nos dias 18 e 21 de abril poderão ser pagos no dia 22, sem cobrança de encargos, desde que não haja feriado local. Vale lembrar que o sábado não é considerado dia útil para compensações financeiras.
Para impostos e tributos com vencimento marcado para os dias sem expediente bancário, é necessário realizar o pagamento antecipadamente. Caso contrário, o contribuinte pode enfrentar juros e multa. “Os tributos geralmente já têm datas ajustadas ao calendário. Se não for o caso, o ideal é antecipar o pagamento ou agendar via canais eletrônicos”, orienta Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Mesmo com os bancos fechados, os clientes podem acessar todos os serviços por meios digitais. Internet banking, aplicativos de celular, caixas eletrônicos e atendimento telefônico funcionam normalmente para pagamentos, transferências e consulta de saldo e extrato.
Outra alternativa é o Débito Direto Autorizado (DDA), que permite o pagamento de boletos emitidos eletronicamente. Segundo a Febraban, os canais digitais oferecem segurança e praticidade, suprindo a demanda do sistema bancário nos dias sem atendimento presencial.
(OBemdito com infomações Febraban)