
Paixão de Cristo: o espetáculo teatral que emociona Umuarama há 45 anos!
No início, em 1980, era apresentado nas escadarias da Igreja Matriz São Francisco de Assis


A apresentação do espetáculo Paixão de Cristo é um dos eventos mais tradicionais da comunidade católica. Ele já passou por algumas interrupções em passado recente (pandemia da covid), mas depois de 5 anos ausente voltou ao Morro das Antenas em 2024 – o ponto mais alto da geografia urbana de Umuarama.
Para este ano a encenação está confirmada pelo Grupo Teatral São Francisco de Assis, que há várias semanas está em fase de ensaios, e acontecerá na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a partir das 19h30.
Entre atores, figurantes e equipe de apoio são 250 pessoas que já estão atuando nos preparativos para a apresentação no Morro das Antenas. Serão 32 cenas, começando desde a apresentação de Jesus no templo, batismo, alguns milagres, condenação, morte na Cruz. Em seguida haverá um momento especial de oração com velas, encerrando com a ressurreição triunfante de Jesus Cristo!

Paixão de Cristo é o espetáculo teatral mais antigo da cidade
A encenação da “Paixão de Cristo” em Umuarama teve início em 1980. No começo o grupo apresentava o teatro nas escadarias da Igreja Matriz São Francisco de Assis. Nesse local começava a Via Crucis, percorrendo uma longa distância por ruas ainda sem asfalto entre bairros da cidade. O grupo seguia até chegar no alto do Morro das Antenas, em frente à Sanepar. No Morro das Antenas ficavam instalados palcos para a encenação da Crucificação e Ressureição.
A criação do grupo teatral aconteceu em 2003. Ele é responsável pela produção e apresentação da “Paixão de Cristo” durante mais de vinte anos. Merece registro em destaque que desde o início o personagem Jesus Cristo é interpretado pelo ator Devanir Rissato.
É importante salientar que a comunidade católica todos os anos marca presença através de uma multidão. Os fieis se emocionam ao assistir a uma hora e meia da apresentação religiosa. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

