Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Festa Literária tem abertura com destaque para incentivo à cultura em Umuarama

Município afirmou que nunca houve tantos projetos em andamento na área da cultura

município tem orientado os artistas sobre as exigências legais para acesso aos recursos e afirmou que nunca houve tantos projetos em andamento (Foto assessoria)
Festa Literária tem abertura com destaque para incentivo à cultura em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 24 de abril de 2025 às 10h10 - Modificado em 24 de abril de 2025 às 10h10

A 3ª edição da Flica (Festa Literária Capital da Amizade) foi oficialmente aberta na manhã desta quarta-feira (23), no hall do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores e do presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Caviquioli, entre outras lideranças. O público foi recepcionado pelo Coral Municipal.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Pereira, destacou o papel da Flica na valorização da produção artística local e lembrou que o governo federal liberou R$ 3 bilhões para financiar projetos culturais por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ele ressaltou que o município tem orientado os artistas sobre as exigências legais para acesso aos recursos e afirmou que nunca houve tantos projetos em andamento na área.

Pereira também agradeceu o apoio da administração municipal, em nome do prefeito Fernando Scanavaca e da vice-prefeita Márcia Bononi, e propôs transformar a Flica em política pública permanente. “O evento já integra o plano de governo e os objetivos do Masterplan Umuarama 2050. Agora, falta virar lei”, afirmou.

A programação da terceira edição inclui três lançamentos de livros, dois shows com música brasileira, uma exposição de telas, sessões teatrais de contação de histórias e a produção de um documentário que será exibido ao final do evento.

A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak, representou o prefeito na cerimônia e destacou a importância da Flica para a comunidade escolar e para a população em geral. “A arte acalma a alma. A literatura, aqui, ganha vida e estimula a leitura, contribuindo com a formação dos nossos alunos”, disse.

O vereador Luiz Antonio Caviquioli também discursou durante a abertura. Ao longo do dia, ônibus escolares levaram alunos da rede municipal para visitar o evento, que segue até sábado (26).

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas