
Vaticano divulga foto do túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior
O túmulo, feito em mármore originário da Ligúria, região no noroeste da Itália, é uma homenagem à terra dos avós do pontífice


O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) a imagem do túmulo onde será enterrado o papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O túmulo, feito em mármore originário da Ligúria, região no noroeste da Itália, é uma homenagem à terra dos avós do pontífice, conforme ele próprio expressou em vida.
“A tumba foi feita em mármore de origem ligure com a única inscrição ‘FRANCISCUS’ e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba foi preparada no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. A tumba está situada perto do Altar de São Francisco”, detalhou a Santa Sé em comunicado à imprensa.
O cardeal Rolandas Makrickas, responsável pela administração da basílica, já havia adiantado em entrevista que a escolha da pedra foi feita pessoalmente por Francisco, como forma de relembrar suas raízes familiares.
Leia também: Embalsamamento moderno: entenda procedimento usado no corpo do Papa Francisco
Despedida com velório público
Desde a abertura da capela-ardente na quarta-feira (23) de manhã, milhares de pessoas têm comparecido à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar suas últimas homenagens ao primeiro papa latino-americano da história. Até as 11h GMT (8h no horário de Brasília) desta quinta, cerca de 61 mil fiéis já haviam passado pelo local, segundo o serviço de imprensa do Vaticano.
O fluxo de visitantes tem sido tão intenso que, no primeiro dia de cerimônia, o encerramento da visitação precisou ser adiado. A basílica, que deveria fechar mais cedo, só foi esvaziada por volta das 20h50 (horário de Brasília), quase duas horas além do previsto.
Nesta quinta, a Basílica de São Pedro foi reaberta para o público às 2h da madrugada no horário de Brasília (7h em Roma), e longas filas continuam se formando ao redor do Vaticano. A capela-ardente permanecerá aberta até a noite de sexta-feira (25), permitindo que mais fiéis se despeçam do papa.
Cerimônia de sepultamento será no sábado
O sepultamento do papa Francisco está marcado para a manhã de sábado (26), às 5h no horário de Brasília. A cerimônia contará com a presença de centenas de autoridades, incluindo líderes de governo e chefes de Estado de diversos países, num adeus solene ao pontífice que marcou seu papado pela simplicidade, proximidade com os pobres e defesa de causas sociais.
Já a partir de domingo (27), o túmulo ficará aberto para visitação permanente, permitindo que os fiéis visitem o local em que Francisco será sepultado, próximo ao Altar de São Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior — igreja que o papa visitava com frequência e pela qual tinha grande devoção.

Quem quiser acompanhar a cerimônia pode assistir ao vivo pelo YouTube do Vatican News.